Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Novo Hospital Universitário da UFJF ampliará oferta de ensino, pesquisa e extensão

maquete_hospitalJuiz de Fora (MG) - Um sonho de décadas começará a ser realizado, em 2011, a partir do início das obras de construção do novo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os investimentos anunciados pelo reitor da UFJF, Henrique Duque, está o valor de R$ 136.822.162,66 destinados à nova obra.

“Nossa universidade sempre foi uma das melhores em graduação e agora tem o sexto maior crescimento em pesquisa do país. O futuro é o melhor possível. A UFJF vai crescer muito sem perder qualidade em graduação, pesquisa e pós-graduação”, garantiu o reitor em relação às expectativas do próximo ano.

Para o diretor geral do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, além do novo prédio, a sua gestão também estará empenhada na criação de cursos de especialização e mestrado para os técnico-administrativos. Também deverão ser implementados, em 2011, a Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde, o Prontuário Eletrônico e o Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários do Ministério da Educação (MEC).

Já o diretor da Faculdade de Medicina, Julio Chebli, aposta na inauguração do novo prédio criado para a unidade, que fica ao lado do HU. A Medicina prevê, também, a ampliação do estágio curricular obrigatório do curso de 36 para 48 meses.

No projeto, elaborado pela equipe de arquitetura do HU, está prevista a construção de 11 blocos, com pavimentos específicos com 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo adulto, 20 de UTI neonatal, internação pediátrica, maternidade, geral e psiquiatria.

Com prazo de execução de dois anos, o novo HU será o maior hospital da Zona da Mata, com 347 leitos. A obra, cuja terraplanagem já foi iniciada, é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora.

A unidade hospitalar será implantada na área onde já funciona o Centro de Atenção à Saúde (CAS), onde será construído, também, um prédio, de dois andares, para abrigar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Atualmente, a psiquiatria está funcionando em imóvel alugado no bairro São Mateus.


Assessoria de Comunicação da UFJF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal