Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unilab abre inscrições para estudantes brasileiros

Estudar dividindo saberes culturais, econômicos, políticos e sociais é o maior desafio de quem estudará na recém nascida Unilab

Redenção (CE) - A Universidade da Integração Internacional (Unilab), com sede em Redenção a 57 quilômetros de Fortaleza, inicia suas atividades este ano. Criada em 20 de julho de 2010 a Unilab tem um importante papel a desenvolver dentro das questões que envolvem o acordo de cooperação solidária. A Unilab visa produzir e disseminar o saber universal, com o objetivo de alavancar as relações entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), valorizando a língua portuguesa, e, também, segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentando as forças econômicas, políticas e sociais: "Nós queremos pelo menos cinco mil alunos africanos e cinco mil alunos brasileiros aprendendo aquilo que nós precisamos aprender para ajudar a desenvolver”.

Começa suas atividades com 360 vagas divididas entre brasileiros e estrangeiros. São 180 para o Brasil e 180 para os estudantes vindos do continente africano e Timor Leste, distribuídas entre os cursos de graduação: Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias. Os candidatos podem optar por dois cursos. As inscrições para brasileiros começam nesta segunda feira (10) e vão até o dia 31 de janeiro de 2011. Para estrangeiros já se encerraram e foram feitas nas missões diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

De acordo com Edital podem participar do processo de inscrição da Unilab, para ingresso no primeiro e no terceiro trimestre, no ano letivo de 2011, todos estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio ou que possuam certidão de exame supletivo, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, no exercício de 2010 (ENEM-2010), de acordo com a Portaria Nº 807/2010 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de junho de 2010.

As inscrições para o Processo Seletivo Unilab-2011 são gratuitas e realizadas somente via internet, através de formulário específico. Os interessados em participar do processo de seleção devem preencher integralmente o formulário que será disponibilizado na próxima segunda feira no site www.unilab.ufc.br. As aulas se iniciam em março.

A “confirmação de inscrição” será disponibilizada a partir de 04 de fevereiro de 2011 no endereço eletrônico www.unilab.ufc.br, opção “confirmação da Inscrição”. Caso constate alguma incorreção, o candidato deverá solicitar as devidas correções por e-mail ou por fax (85) 3366-9496, até às 17h do dia 07 de fevereiro de 2011.

A Unilab trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em defesa e fortalecimento do bloco da CPLP. O reitor Paulo Speller da Unilab acredita que a educação propõe mudanças. “Quando a população está bem informada e desenvolvida, alcança o jogo do ganha-ganha, ganha o país, ganha a pessoa que alcança seus objetivos e melhora de vida”.

A região do Maciço do Baturité no Ceará está pronta para receber os estudantes que pretendem crescer e contribuir com o município, que agora se prepara para uma nova realidade, a era do conhecimento avançado.

Considera-se como região do Maciço de Baturité aquela delimitada pela Lei complementar nº 12.896, de 1999, do governo do Estado do Ceará, categorizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), como a região oito, composta pelos seguintes municípios: Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara (www.ipece.ce.gov.br).

Redenção foi a primeira cidade a libertar os escravos em 1883.

Trata-se de uma universidade inovadora com a missão de integrar os países do continente africano com o Brasil. A sede será em Redenção, interior do Ceará. Esta é a segunda federal instalada no estado. A cidade de Redenção costuma ser chamada de marco da liberdade por sido a primeira a se render no processo de libertação da escravidão, entre outros fatores esse foi um dos motivos pelo qual foi escolhida para sede da Unilab.


Assessoria de Comunicação da Unilab

 

VÍDEOS

 

Joomla Open Source