Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Fronteira Sul inicia atividades com selecionados pelo Enem

Dos 2.160 estudantes selecionados para os primeiros cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), 1.650 farão a matrícula no período de 9 a 12 deste mês. As aulas começarão no dia 29. Os outros 510 ingressarão na universidade no segundo semestre.

A seleção dos candidatos foi feita usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, combinadas com um bônus para alunos que cursaram o ensino médio na rede pública. O valor do bônus variou de 1,3, para quem fez todo o ensino médio público, a 1,1 para quem cursou um ano. Os demais estudantes concorreram apenas com a nota do Enem.

A UFFS tem sede em Chapecó (SC) e campi em Erechim e Cerro Largo (RS), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR). Sua criação foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 15 de setembro do ano passado.

Dados do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, mostram que a universidade dá início às atividades de graduação com 91% de estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, que 87% deles são de famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos e que 87% dos alunos representam a primeira geração da família que chega à universidade.

O reitor destaca que essa paridade, observada em todos os cursos da instituição, demonstra que a UFFS altera a lógica, historicamente criticada, segundo a qual a maioria das vagas dos cursos das instituições públicas e gratuitas, especialmente os mais procurados, fossem ocupados por alunos de escolas privadas e pagas.

Dilvo Ristoff também chama a atenção para a procedência dos selecionados para os 42 cursos da UFFS. Em Chapecó, 67% dos alunos são da região, ocorrendo o mesmo em Erechim (83%), Cerro Largo (97%), Laranjeiras do Sul (82%). Apenas em Realeza (22%) esse número fica abaixo dos 50%.

A página eletrônica da UFFS traz detalhes sobre campi, cursos, matrículas, professores.

Ionice Lorenzoni

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal