Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Campus do Araguaia oferece engenharia civil

O campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Araguaia, a 500 Km de Cuiabá, oferece neste ano o curso de graduação em engenharia civil, bacharelado, período integral. São disponibilizadas 65 vagas, com uma entrada ao ano. O curso, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Terra, terá duração de oito semestres (quatro anos) e é oferecido nos dois campi – Pontal do Araguaia e Barra do Garças.

A proposta de implantação do bacharelado neste campus da UFMT faz parte do programa de reestruturação e expansão das universidades brasileiras – Reuni e está respaldada na demanda por desenvolvimento econômico e social da população da região, que reivindica a geração de emprego e renda.

“Nesse sentido, a graduação é uma oportunidade para a formação de um quadro de pessoal altamente qualificado, visto o desenvolvimento potencial da região e sua área de abrangência”, explica o coordenador do curso, professor Marco Donisete de Campos.

Em vista disso, o objetivo é formar profissionais generalistas com base no aprendizado técnico-científico, gerencial e social, aptos a desenvolver novas tecnologias e atuar na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentável da região e do país. Pretende-se também oportunizar conhecimentos e propiciar a vivência dos princípios éticos e a responsabilidade social na atividades profissionais dessa área.

O tipo de formação do curso refere-se ao engenheiro sistêmico, cujo conhecimento está voltado para as áreas de operação, planejamento e controle, direcionando sua técnica para a produção. Traz uma visão multidisciplinar das engenharias, abordagem integrada dos sistemas de produção e conhecimento empresarial e organizacional, o que torna o profissional capaz de atuar em administração e gerenciamento.

O projeto pedagógico procura pautar-se na garantia de uma sólida formação básica inter e multidisciplinar, privilegiando atividades obrigatórias de campo, laboratório e adequada instrumentalização técnica, bem como um ensino problematizado e contextualizado, diz o coordenador. Também busca estimular outras atividades curriculares e extracurriculares de formação, como, por exemplo, iniciação científica, monografia, monitoria, atividades de estágios e extensionistas.

O estágio curricular supervisionado obrigatório é previsto a partir do sétimo semestre do curso, com carga horária total de 192 horas, e o estágio curricular supervisionado não obrigatório pode ser realizado em qualquer momento do curso.

O engenheiro civil desenvolve atividades que o colocam frente a frente com as questões relacionadas ao ambiente e à preservação de valores estéticos e culturais, necessitando interagir adequadamente em equipes de trabalho multidisciplinares.

O profissional atua nas áreas de construção civil, estruturas, transportes, hidráulica e recursos hídricos, sanitária e ambiental, solos e geotecnia. Essas áreas envolvem elaboração e execução de projetos residenciais, obras de arte, pontes, viadutos, estádios, barragens, edifícios, construção de estradas, ferrovias, abastecimento de água, irrigação, usinas hidrelétricas, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, controle de erosões, barragens de terra, entre outras.

Assessoria de Comunicação da UFMT

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal