Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFV participa de lançamento de variedades do catálogo nacional de cana-de-açúcar

UFV - A Universidade Federal de Viçosa é a única instituição federal de ensino superior de Minas a integrar a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), que lança amanhã (25), em Brasília, 13 variedades de cana-de-açúcar.

As variedades lançadas contam com material genético de ponta, testados em diferentes ambientes de produção de regiões canavieiras. No Catálogo Nacional, será possível conhecer cada uma dessas variedades, que são mais produtivas, geram maior lucro para as empresas e representam quantidade superior de açúcar por área.

As variedades RB representam 60% da área cultivada no Brasil. Cada uma delas resulta de pesquisa em várias áreas, que permite, entre outras ações, a identificação de genes que controlam a tolerância a estresses hídricos, temperaturas elevadas, pragas e enfermidades.

Como informa o professor Márcio Henrique Pereira Barbosa, do Departamento de Fitotecnia da UFV, as variedades de cana-de-açúcar são codificadas por letras e números. A sigla RB (inicialmente República do Brasil e, agora, Ridesa Brasil) tem sido utilizada pelos pesquisadores envolvidos no melhoramento genético da cana-de-açúcar. Para ilustrar a sistemática, o professor Márcio, que integra o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da UFV, exemplifica: na cultivar RB867515 os dois primeiros números referem-se ao ano em que foi realizada a hibridação, isto é, 1986.  Os últimos quatro dígitos correspondem ao código de experimentação da cultivar após ter sido selecionada e clonada. Já o cruzamento e a obtenção de sementes da RB928064 ocorreram em 1992. A seleção e a clonagem desse genótipo aconteceram em 1994 e, naquela ocasião o clone recebeu, no experimento, o código 8064.

Ridesa

A Ridesa é formada por dez universidades federais: UFV, UFRPE, UFPR, UFSCar, UFRRJ, UFS, UFAL, UFPI, UFMT e UFG). Foi criada com a finalidade de incorporar as atividades do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) era vinculado ao Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), órgão do Ministério da Indústria e do Comércio.

O Planalsucar foi extinto em 1990, juntamente com o IAA. Com isso, o acervo técnico e patrimonial do Programa foi incorporado por algumas universidades, como ocorreu com a UFV, em relação à Estação Experimental de Cana-de-Açúcar, localizada no município de Ponte Nova. Posteriormente, essa unidade passou a ser denominada Estação Regional da Zona da Mata Mineira e, finalmente, Coordenadoria Regional Centro, com área de atuação em Mina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com 19 anos de atuação, a Ridesa utiliza 31 estações experimentais estrategicamente localizadas nos estados nos quais se destaca a produção de cana-de-açúcar.

Assessoria de Comunicação da UFV

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal