Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFMG apresenta propostas para nova política de CT&I da região Sudeste


Integrar esforços de investimento e de montagem dos chamados arranjos legal e institucional para o desenvolvimento científico e tecnológico, hoje em curso nos estados que compõem a região Sudeste, é a idéia central da proposta que pesquisadores da UFMG apresentam nesta terça-feira, 30, na conferência regional de ciência, tecnologia e inovação, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento acontece em Vitória, Espírito Santo, e é preparatório para a conferência nacional, que será realizada de 26 a 28 de maio, em Brasília. A partir das contribuições de diversos setores da sociedade, a conferência nacional vai extrair orientações para as políticas a serem adotadas na próxima década na área de CT&I.

“Queremos apresentar a experiência mineira e debater sobre como podemos integrar nosso sistema com o paulista, o carioca e o capixaba, levando em conta as diferenças existentes”, diz o professor da Faculdade de Ciências Econômicas e pró-reitor de Extensão João Antônio de Paula, que estará à frente do grupo de trabalho dedicado ao tema Articulação e agendas regionais em CT&I.

A apresentação do pesquisador referencia-se em modelo de estudo destinado à montagem de uma agenda para o desenvolvimento científico de Minas Gerais, no período 2010-2030. O documento deverá ser finalizado em 2011 e lançará luz sobre diversas realidades, como a capacidade científica instalada no estado e quais são os setores de maior potencial para o desenvolvimento de CT&I em Minas.

Historicamente, a realização das conferências nacionais de CT&I deixou saldos positivos para a área no país, como a consolidação do MCT, o modelo de financiamento baseado nos fundos setoriais e a definição de prioridades de investimentos para a área. Atualmente em sua quarta edição – a primeira ocorreu em 1995 –, o evento traz como questão central a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico aliado à sustentabilidade ambiental.

Assessoria de Comunicação - UFMG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal