Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Federal Fluminense abre novo restaurante universitário


A Universidade Federal Fluminense inaugurou na última semana o Restaurante Universitário (Bandejão) do Campus da Praia Vermelha, em Niterói. O espaço acomoda 120 alunos simultaneamente, em uma área de 230 metros quadrados. No campus, estão localizados a Escola de Engenharia, Escola de Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Computação, Instituto de Física e Instituto de Geociências.ru_uff2

A alimentação será produzida na cozinha industrial do RU do Campus do Gragoatá. Em março, a UFF concluiu as obras prioritárias de modernização da cozinha industrial do Gragoatá, que permitiram a ampliação da capacidade de atendimento. Agora, a cozinha está apta a produzir 4.600 refeições por dia.

Economia - Além de ampliar a capacidade de produção de alimentos, as obras realizadas no RU do Gragoatá aprimoraram as condições de segurança e de higiene da cozinha industrial, que precisava de reformas. No dia 8 de março, a cozinha, remodelada, entrou em operação para o primeiro almoço do ano.

Entre outras melhorias, a tubulação de gás foi refeita e duas novas câmaras frigoríficas foram montadas. Os painéis elétricos e os principais equipamentos foram restaurados. A modernização vai trazer economia na manutenção do restaurante. Antes da obra, por exemplo, uma caldeira levava duas horas para cozinhar o alimento. Hoje, leva 50 minutos. As novas luminárias deverão permitir uma economia de 40% em energia elétrica. O novo piso dispensa o uso de produtos químicos na limpeza, bastando apenas vapor d'água.

Começar o ano letivo com a cozinha industrial funcionando era fundamental para os alunos da UFF. "O Bandejão é importante para todos nós, diminui nossas despesas. Sem o Bandejão, seria impossível para muitos continuar os estudos. Almoço e janto aqui diariamente", diz Roberto Pestana, aluno do sexto período de Ciências Biológicas.

Assessoria de Comunicação - UFF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal