Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Educadores participam de encontro nacional na UFMG


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará, de amanhã a 23 de abril, o XV Encontro Nacional sobre Didática e Práticas de Ensino (Endipe), que abordará o tema Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Mais de cinco mil educadores e pesquisadores de todo o país e conferencistas estrangeiros participam com o objetivo de compartilhar resultados de estudos e pesquisas nos campos de didática, práticas de ensino, currículo e avaliação.

O evento será realizado em Belo Horizonte, no campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6.627), em parceria com nove instituições de ensino superior de Minas Gerais. Segundo a coordenadora geral do evento, professora Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, da Faculdade de Educação da UFMG, nesse momento em que o país investe na formação de professores, um encontro com a dimensão do XV Endipe tende a se refletir na construção das políticas públicas do setor.

“Este é, hoje, o maior evento acadêmico na área da educação, constituindo-se em espaço privilegiado de trocas de experiências, articulação de grupos, questionamentos, novas idéias e novas reflexões”, informa a coordenadora.

Programação - Organizado em 28 subtemas, o encontro terá 90 simpósios, 600 painéis e 1.400 pôsteres. Os simpósios acontecerão pela manhã e a exposição dos painéis à tarde. A cada dia, um convidado estrangeiro proferirá conferência.

Na conferência de abertura, às 19h30 do dia 20, o Ministro da Educação Fernando Haddad abordará o tema Políticas públicas na área de educação. No dia 21, às 18h, a pesquisadora Gloria Ladson Billings, da Universidade de Wisconsin (EUA), falará sobre Formação de educadores e diversidade cultural.

No dia seguinte, às 19h30, José Gimeno Sacristán, professor da Universidade de Valencia (Espanha), discorrerá sobre o tema Currículo: políticas e práticas contemporâneas. No dia 23, às 14h30, o reitor da Universidade de Lisboa (Portugal) Antonio Nóvoa fará conferência a respeito das convergências e tensões no campo da formação e trabalho docente. Veja a programação completa no site www.fae.ufmg.br/endipe.

Assessoria de Comunicação da UFMG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal