Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Seminário internacional integra universidades em áreas de fronteira


A Universidade Federal de Pelotas sediará, nos dias 28 e 29 de abril, o Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Federais que exercem atividades nas fronteiras brasileiras. O encontro é a primeira etapa do Seminário Internacional Permanente sobre Universidade e Integração Fronteiriça, constituído com o objetivo de promover a integração e desenvolvimento social na fronteira, a partir das universidades.

O evento, que será realizado no Centro de Integração do Mercosul da UFPel, tem confirmada a participação de instituições localizadas em todas as regiões de fronteira do Brasil. Estarão representadas as regiões do Acre (Peru e Bolívia), Amapá (Guiana Francesa), Amazonas (Venezuela, Colômbia e Peru), Mato Grosso do Sul (Bolívia e Paraguai), Paraná (Paraguai e Argentina) e Rio Grande do Sul (Argentina e Uruguai).

Participam do encontro o presidente da Andifes, reitor Alan Barbiero; o embaixador brasileiro junto à Aladi e ao Mercosul, Regis Arslanian; a professora Laura Tavares Soares, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão; Alberto Kleinan, da Secretaria de Assuntos Internacionais da Presidência da República; Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Rafael França, do Ministério da Integração Nacional; e representantes de universidades das regiões de fronteira, Udelar (Universidade do Uruguai), UFRJ, USP e outras insttituições.

A programação inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos realizados nas universidades de cada região. As inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelos telefones (53) 3921-1214 e 3921-1236 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .


Programação


  • Quarta-feira – 28 de abril

08:30 - Abertura do Encontro
09:30 - O Diálogo Federativo e o Desenvolvimento Fronteiriço – Alberto Kleiman (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República) e Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
10:30 - Coffee break
11:00 - O Mercosul e o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul(FOCEM) – Embaixador Regis Arslanian
12:00 - Almoço
14:00 - Mesa-redonda Integração Fronteiriça e integração Regional da América do Sul – Lia Osório Machado (UFRJ); A América do Sul e a Integração – Wanderley Costa (USP); O papel das universidades na fronteira – Enrique Mazzei (UDELAR/Uruguai); A experiência do Comitê Binacional de Integração em Saúde – Rivera/Uruguai e Santana do Livramento/Brasil – Ayda Gonçalves (Uruguai); Los Jesuitas em La frontera: uma representación digital de La Calera de las Hérfanas - Marcelo Payssé (UDELAR/Uruguai)
17:00 às 18:00 – Extensão Universitária e Integração Fronteiriça: o eixo do desenvolvimento. Laura Tavares Soares (Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão).
18:00 às 19:00- Apresentação das ações desenvolvidas pelas IFES nas fronteiras. Coordenador: Rafael França, do Ministério da Integração Nacional

  • Quinta-feira – 29 de abril

08:00 às 12:00 - Apresentação das ações desenvolvidas pelas IFES nas fronteiras. Coordenador: Rafael França, do Ministério da Integração Nacional
12:00 - Almoço
14:00 às 17:30 - Continuação da apresentação das ações desenvolvidas pelas IFES nas fronteiras
17:30 Debate
19:00 Encerramento

Assessoria de Comunicação da UFPel

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal