Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Vestibular 2011 da Federal do Espírito Santo contará com nota do ENEM

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu utilizar as notas da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 no seu próximo vestibular. De acordo com a decisão, os resultados obtidos pelos candidatos no Enem serão considerados apenas na primeira etapa do VestUfes 2011, para efeito de classificação para a segunda etapa.

De acordo com a resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a nota do Enem será utilizada exclusivamente na primeira etapa do VestUfes.

A segunda etapa do VestUfes 2011, por sua vez, será constituída de uma prova de redação e duas discursivas específicas, definidas para cada curso. A redação, com três questões, aplicada a todos os candidatos, será realizada no dia 19 de dezembro. As provas discursivas específicas, com cinco questões cada uma, serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro.

Segundo a presidente da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) da Ufes, professora Sandra Duarte Ferreira, todos os candidatos interessados em se inscrever para o VestUfes 2011 deverão, obrigatoriamente, realizar as provas do Enem 2010, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de julho. O exame é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Todos os candidatos ao VestUfes 2011 deverão, obrigatoriamente, assinalar o número de inscrição no Enem para participar do VestUfes. As provas discursivas específicas terão nota de zero a dois pontos, cada questão; já a prova de redação terá uma questão com nota de zero a quatro pontos, e outras duas questões com nota de zero a três pontos. Os cursos que serão oferecidos pela Ufes e as respectivas vagas serão aprovados em breve pelo Conselho Universitário.

ENEM – As inscrições para o Enem 2010 já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 9 de julho, exclusivamente pela internet, no endereço www.enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mas os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, ou os que se declararem carentes, podem requerer a isenção do pagamento.

O Enem 2010 seguirá o modelo adotado no ano passado. Serão quatro provas com 45 questões de múltipla escolha, cada uma, e uma redação. A Ufes recomenda que todos façam também a prova de redação do Enem, porque poderá ser utilizada em outros processos seletivos. A novidade este ano no Enem é a inclusão da prova de língua estrangeira – inglês ou espanhol – de acordo com opção do candidato. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País.


Assessoria de Comunicação da Ufes

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal