Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ufes promove Feira de Cursos para alunos do ensino médio

feira_ufesObjetivando apresentar os seus cursos de graduação para a comunidade, e contribuir para as escolhas dos candidatos ao VestUfes, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade promove nos dias 20 e 21 de agosto a Feira Expositiva de Cursos, voltada para estudantes de ensino médio das redes pública e particular do Estado. O evento será aberto ao público das 10h às 16h, nos dois dias, em uma tenda instalada na Praça da Reitoria, no campus universitário de Goiabeiras, Vitória. A previsão é de que cerca de 30 mil estudantes de todo o Estado visitem a feira.

A Ufes possui 80 cursos de graduação distribuídos em 10 centros de ensino, instalados em quatro campi universitários, localizados em Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; em Alegre, no sul do Estado; e em São Mateus, no norte do Espírito Santo. A universidade possui cerca de 17 mil alunos regularmente matriculados, com 1.384 professores e 2.200 servidores técnicos.

A Feira de Cursos é uma realização da Prograd, em conjunto com as coordenações dos cursos de graduação da Ufes e os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT). De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sebastião Pimentel Franco, o evento busca divulgar os cursos da Ufes para a comunidade, sobretudo para os estudantes que desejam conhecer os conteúdos acadêmicos de cada curso, visando participar do VestUfes.

Na feira, os visitantes terão contato com as experiências desenvolvidas nas diferentes áreas do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Ainda de acordo com Sebastião Pimentel, o evento será um espaço institucional da Prograd, objetivando esclarecer dúvidas sobre o vestibular. Segundo ele, cada curso terá um estande onde os visitantes poderão obter conhecimentos sobre grades curriculares, programas extensionistas, atividades de pesquisa e outras informações. No local, a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) também prestará esclarecimentos aos visitantes.

“Nosso objetivo é dar ampla divulgação sobre os cursos da Ufes para que os estudantes do ensino médio possam ter mais segurança no momento de escolher o curso para prestar o vestibular”, salientou o pró-reitor. Segundo ele, os visitantes serão atendidos por alunos dos próprios cursos da Ufes, sob a orientação dos professores coordenadores. Esta é a quarta edição da Feira de Cursos, sendo que todas as escolas de ensino do médio do Estado foram convidadas para participar.

O reitor Rubens Rasseli, por sua vez, argumenta que a Feira de Cursos é uma oportunidade de maior aproximação da Ufes com a sociedade capixaba. Segundo ele, o projeto é incluir o evento no calendário anual da universidade. “A feira é um momento especial para se mobilizar os estudantes da Ufes e integrá-los à comunidade, prestando um serviço relevante para quem deseja ingressar no ensino superior”, acentuou. Para o reitor, a parceria estabelecida com o Governo do Estado, por meio da SECT, foi fundamental para a viabilização do projeto.

SERVIÇO:

– Evento: Feira de Cursos da Ufes
– Data: 20 e 21 de agosto
– Horário: 10h às 16h
– Local: Praça da Reitoria, campus de Goiabeiras, Vitória

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal