Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

MEC libera recursos para recuperar prédios e construções da UFRR atingidos pelo vendaval do dia 25

Em menos de três semanas, a solicitação de recursos para a reconstrução de parte dos prédios da UFRR foi atendida pelo Ministério da Educação (MEC). Será investido R$ 1,7 milhão que permitirá a recuperação de 100% dos prédios atingidos.

Após a elaboração do diagnóstico que apontou os prejuízos que a Universidade Federal de Roraima teve com a tempestade ocorrida no último dia 25 de agosto, a Administração Superior iniciou a corrida ao Governo Federal, em Brasília (DF) para captar os recursos necessários à reconstrução dos prédios atingidos.

A forte tempestade do dia 25 de agosto danificou estruturas de prédios da UFRR no campus Paricarana. Os prejuízos foram apenas materiais e apesar do tombamento de árvores, telhas e estruturas de concreto, ninguém saiu ferido. 

No dia 26 de agosto, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRPDI) iniciou o laudo pericial de engenharia que deu origem ao diagnóstico geral da situação dos prédios prejudicados. O laudo foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), junto a outros documentos, como reportagens feitas pela imprensa local e fotografias da equipe de Comunicação da UFRR, informando as condições de estrutura física e funcionamento da UFRR após a tempestade.

"Tivemos que ser rápidos e ter muito cuidado de relatar o que ocorreu para incluirmos todos os prejuízos e buscarmos este apoio emergencial, que será bem aplicado na reconstrução de nossa Universidade", destaca a Vice-Reitora, professora Gioconda Martinez.

Brasília - Na época do incidente, o reitor da UFRR, professor Roberto Ramos viajou à Brasília (DF) para iniciar o diálogo com a Secretaria de Ensino Superior (SESu), que foi sensível a causa da UFRR. “A Secretaria foi solidária e o recurso foi liberado logo. Neste momento vamos retomar a manutenção de todos os prédios atingidos e das novas obras que também sofreram danos. Ao saber do incidente nós nos comprometemos em buscar apoio junto ao MEC, apresentar nossa demanda e conseguir apontar soluções. Estamos satisfeitos em cumprir o que prometemos e ver o recurso ser liberado,” lembrou o Reitor, professor Roberto Ramos.

Os prédios mais atingidos foram a Biblioteca Central, Pórtico de acesso ao Campus do Paricarana, Bloco III (Centro de Ciências e Tecnologia), Bloco IV, Centro de Ciência Humanas – CCH, Complexo da saúde, Guarita de entrada, Centro Amazônico de Fronteiras – CAF, Central de apoio e recebimento de materiais – CARM e Bloco II (Centro de Ciências Administrativas e Jurídicas – CECAJ). O valor total do recurso liberado pelo MEC foi de 1 milhão setecentos e cinquenta e quatro mil reais. Os campi Cauamé e Murupu não foram atingidos pelo vendaval.

Acesso
– Um novo pórtico será construído, uma vez que a estrutura do último desabou com a força dos ventos. No entanto, o acesso ao campus Paricarana pela Avenida Ene Garcez foi liberado em 72h após o incidente. A equipe da Gerência Operacional (GEOP) trabalhou desde o primeiro dia do incidente para amenizar os problemas de acesso e segurança, articulando com o corpo de Bombeiros a retirada de árvores e entulhos e o retorno da energia ao campus, junto a empresa responsável.


Assessoria de Comunicação da UFRR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal