Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNIPAMPA abre curso de Geologia em Caçapava do Sul

O ano de 2011 começará no Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa com um novo curso: o bacharelado em Geologia. A graduação vem complementar as outras três já oferecidas pela UNIPAMPA na área de Geociências e promete promover um diálogo constante com Geofísica, Tecnologia de Mineração e Ciências Exatas. A proposta do novo curso foi aprovada e a implantação autorizada pelo Conselho Universitário em reunião realizada no dia 30 de setembro, e os preparativos para o início das aulas já começaram. Serão ofertadas 50 vagas para ingresso no próximo semestre, com seleção a ser realizada com a nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Os profissionais formados pelo curso, que terá duração de cinco anos, estarão aptos a atuar nas áreas em voga na Geologia hoje, como mineração, petróleo, meio ambiente, ou prestando consultoria e fornecendo laudos técnicos. O curso responde a um anseio da comunidade local. “A região de Caçapava do Sul e arredores é conhecida por suas riquezas minerais, e o curso de Geologia é um desejo da comunidade há muitas décadas. Ele vem ao encontro do momento que a região vive de novas descobertas de jazidas, além do momento econômico que experimenta o Brasil, considerando-se as novas reservas do pré-sal”, explica o diretor do Campus, Maximilian Fries.

Elaborada sob a coordenação do professor Marco Antônio Hansen, a proposta do curso nasce em perfeita interação com os cursos de Geofísica e Tecnologia em Mineração, proporcionando aos alunos permear as diferentes áreas da Geofísica, conforme o diretor do Campus. Para isso, estão sendo adequadas as disciplinas já existentes e as do novo curso para que atuem em um tronco comum. Essa inter-relação entre a graduação que começa agora e as três já instaladas é considerada um grande mérito do projeto apresentado ao Consuni. “A total afinidade desse curso com os existentes no Campus vem consolidar um grande centro de geociências na região Sul do Brasil”, pontua Fries.

Assessoria de Comunicação Social

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal