Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Laboratório no Centro Politécnico da UFPR auxiliará formação profissional dos estudantes

6957-1Novo Laboratório de Informática no Centro de Convivência propriciará inclusão digital para os alunos bolsistas da UFPR


O estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que já estão inseridos no Programa de Benefícios Econômicos à Manutenção do Estudante (Probem) ganharam neste mês um novo apoio da UFPR: a inclusão digital. Já entrou em funcionamento o Laboratório de Informática do Programa de Apoio à Formação Profissional que propiciará cursos diversos na área, como Linux; Montagem e Manutenção de Computadores; Construção de Sites, Openoffice, Openoffice Avançado, entre outros.

Com 16 computadores que utilizam software livre, o Laboratório fica no Centro de Convivência do Centro Politécnico, nas imediações do Restaurante Universitário. Os cursos já começaram no turno da noite e são voltados para os alunos bolsistas. Durante o dia a unidade ficará aberta, das 8 às 19 horas, para qualquer aluno da UFPR que queira utilizar os computadores. O estudante Fernando Henrique Corsico, do curso de Engenharia Elétrica, disse que muitos cursos têm laboratórios de informática mas o novo Laboratório vai facilitar a vida dos estudantes pela localização, próxima não apenas do Restaurante Universitário mas de vários outros departamentos.

O novo Laboratório de Informática é fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o departamento de Informática e do Centro de Computação Eletrônica da UFPR. Foi inaugurado oficialmente na sexta-feira (15) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, pela pró-reitora Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis) e pelo professor Luiz de Bona, chefe do Departamento de Informática. O reitor Zaki Akel comentou que a cerimônia era singela, mas de grande importância: "Estamos inaugurando mais uma espaço de cidadania, dizendo Estudante, você é importante para nós", salientou, lembrando de outras iniciativas de apoio aos estudantes desenvolvidas na universidade e que neste ano já somam R$ 10 milhões no âmbito do Programa de Assistência Estudantil.

O professor Luiz de Bona comentou do momento especial que vive hoje o departamento, com o desenvolvimento de projetos de software educacionais para as escolas do Paraná e do Brasil, convênios viabilizados dada a credibilidade alcançada pela unidade. "Foi o apoio da UFPR que tornou isso possível", disse, explicando que a construção das novas tecnologias de software livre desenvolvidas utiliza a UFPR como laboratório.

O Laboratório de Informática dá suporte ao Programa de Apoio à Formação Profissional especificamente aos estudantes do Probem, mas, segundo a pró-reitora Rita, as vagas excedentes poderão ser utilizadas pelo alunado em geral. Informações sobre os cursos ofertados podem ser acessadas no endereço www.inf.ufpr.br/instrutores e no site www.prae.ufpr.br.

Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal