Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFS tem 617 vagas em cursos de pós-graduação

Há 494 oportunidades no mestrado e 123 no doutorado; número de alunos cresceu 227% em seis anos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) divulgou um aditivo no edital do período 2011.1, destinado ao preenchimento de vagas nos cursos stricto sensu. Foram adicionadas mais duas vagas de mestrado no curso de ciências farmacêuticas, totalizando assim 617 vagas de pós-graduação, sendo 123 para doutorado, 479 para mestrado acadêmico e 15 para mestrado profissional.

A oferta atual de vagas é resultado do crescimento da pós-graduação na UFS nos últimos seis anos. De 2004 a 2010, o número de cursos foi ampliado em 244%, passando de nove (oito mestrados e um doutorado) a 31 (23 mestrados e oito doutorados). O número de alunos matriculados, deste modo, também seguiu o mesmo ritmo: aumento de 227%.

A pós-graduação da UFS é a principal responsável pelo destacado crescimento do número de mestrados e doutorados do estado. Segundo a Capes, Sergipe teve um crescimento no triênio 2007-2009 de 107,7%, saindo de 13 para 27 cursos. No mesmo período, somente a UFS saltou de 13 para 25 cursos. Além destes, a UFS ainda oferece o doutorado em Biotecnologia, como integrante da Rede Renorbio.

“O número atual de cursos ofertados representa, além do desempenho da atual administração, o desempenho dos alunos que se mostraram interessados em desenvolver suas pesquisas acadêmicas”, afirma o pró-reitor Cláudio Macedo, da Posgrap. Hoje, há 23 núcleos de mestrado e 8 de doutorado que buscam atender esta demanda, além de esforço para a constituição de novos programas de pós-graduação.

Para saber os detalhes de como participar do processo seletivo de cada curso, o local de inscrição, prazos e documentos necessários, confira o edital.

A Prograd a divulgou 3º termo aditivo ao edital posgrap nº 12/2010 que prorroga o prazo das inscrições do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica para o dia 30/10. Além disso, o aditivo definiu o período do “Processo Seletivo (Comitê de Seleção)” para 08/11 a 06/12.

Anteriormente o Núcleo de Pós-Graduação de Letras (NPGL) já havia prorrogado o prazo final para as inscrições no curso de mestrado, do dia 08/10 para o dia 19/10, segundo consta no 2º termo aditivo ao edital posgrap nº 12/2010.

Demais informações sobre os programas de Pós-Graduação, os formulários de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição estão na página da Posgrap.


Assessoria de Comunicação da UFS

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal