Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Nota no ENEM servirá para ingresso na UNIPAMPA

Com provas neste final de semana, dias 6 e 7 de novembro, a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será usada no próximo processo seletivo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Como aconteceu neste ano, em 2011 a Universidade terá como porta de entrada o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no qual estudantes de todo o Brasil disputam vagas nas universidades federais com suas notas do ENEM.

O coordenador do processo seletivo na UNIPAMPA, professor Carlos Dilli Gonçalves, informa que desta vez 87 instituições irão participar do SiSU. O sistema vai trazer uma modificação: cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso, com ordem de prioridade (primeira e segunda opções). Após a terceira chamada pelo SiSU (previsão do MEC: 15 de fevereiro), será disponibilizada lista de espera para as Instituições de Ensino Superior (IES).

O professor Dilli afirma que os estudantes que escolherem a instituição encontrarão um cenário de uma Universidade pública, nova, que tem como meta a plena qualidade do ensino em todos os níveis oferecidos. Ele menciona que a UNIPAMPA está investindo em projetos de ampliações imediatas e futuras que envolvem construções de mais prédios acadêmicos, biblioteca e auditórios multifuncionais, além de outros projetos de melhorias que incluem uma infraestrutura para bem atender os estudantes, professores e servidores. No que se refere aos cursos da UNIPAMPA, há ainda mais novidades:

- Estamos oferecendo 260 vagas a mais que o ano passado, aumentamos em torno de 11% nossa oferta de vagas. Para 2011, ofereceremos 2.725 vagas: 1.374 em ampla concorrência, 158 para candidatos com necessidade especiais de educação, 816 vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, 106 vagas para indígenas e 271 para candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, conforme edital da UNIPAMPA - explica o professor.

Para os candidatos que vão responder as provas neste final de semana, o coordenador do processo seletivo reforça a necessidade de atenção aos dados indicados: hora e local da prova, além das regras para poder realizar o exame sem problemas. Os portões de acesso aos locais de prova ficarão abertos a partir das 12h e serão fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília (DF). Não será permitida a entrada de candidatos que cheguem depois desse horário.

- No dia 06 de novembro, sábado, das 13h às 17h30, serão aplicadas a Prova III (Ciências Humanas e suas tecnologias) e a Prova IV (Ciências da Natureza e suas tecnologias). No dia 07 de novembro, domingo, das 13h às 18h30, serão aplicadas a Prova I (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física) e a Prova II (Matemática e suas Tecnologias). O participante deverá comparecer ao local da prova, com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início, portando documento de identidade original, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta – enumera.

O coordenador do processo seletivo informa ainda que, após as provas, os candidatos devem prestar atenção às etapas do processo seletivo. Segundo ele, não há diferença de pesos nas provas realizados pelos candidatos, e todas as provas serão valorizadas igualmente nos cursos da UNIPAMPA. Ele também cita informações divulgadas pelo MEC:

- Entretanto, será excluído do processo o candidato que zerar a redação. O candidato deverá observar sua média que será divulgada por volta do dia (previsão) dia 14 de janeiro de 2011. No período de 16 a 18 de janeiro, ele pode acessar o Portal do SiSU e proceder à escolha da primeira e da segunda opção entre os cursos ofertados pela Unipampa – explica o professor.

Outro detalhe lembrado pelo professor Dilli é que, no momento da escolha, convém observar o Campus onde é ofertado o curso pois, caso aprovado, a matrícula será presencial. No momento da matrícula o candidato deverá apresentar a documentação necessária, conforme exigir o Edital da UNIPAMPA.

- Antes mesmo da realização do ENEM o candidato poderá acessar o endereço eletrônico da UNIPAMPA para verificar os cursos oferecidos, locais, turnos e duração do curso – sugere.


Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal