Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPel mostra sua produção científica

Pelotas (RS) - Até a sexta-feira(12), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está mostrando para a sociedade grande parcela de sua produção científica. A Universidade está realizando, no Parque do Sesi, o 19º Congresso de Iniciação Científica(CIC), o 12º Encontro da Pós-Graduação(Enpos) e a 2ª Mostra Científica, eventos que reúnem mais 1,4 mil trabalhos de pesquisa de todas as áreas do conhecimento. Os eventos são abertos à visitação pública, durante as manhãs e tardes. O tema desta edição do CIC é “Que futuro queremos? Ética, Ciência e Política”.

Cerimônia realizada na noite da segunda-feira(8), no Centro de Integração do Mercosul, abriu oficialmente os eventos. Representando o reitor Cesar Borges no ato, o vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, disse que a cada edição do CIC ficam claros os avanços da Universidade na área da pesquisa. Observou que, com a chegada de novos e talentosos professores, por conta da expansão propiciada pelo Reuni, este processo fica ainda mais intenso. “A UFPel está consolidando seu projeto de transformação e avanços em todas as áreas, incluindo a de Ciência e Tecnologia”, afirmou.

“A Universidade está se apresentando para a sociedade, mostrando o trabalho de jovens talentos que estão debutando na vida científica”, considerou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Manoel Maia, fazendo menção aos projetos dos alunos bolsistas de Iniciação Científica. O pró-reitor afirmou que a pós-graduação é a responsável pelos grandes avanços científicos e tecnológicos e que a Universidade, enquanto instituição, é a grande fábrica da inteligência do ser humano. Maia fez referência ainda ao fato de os índices de produção da pesquisa e da pós-graduação na UFPel nunca terem sido tão elevados como os agora registrados.

O diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Orlando Antônio Lucca Filho, ao abrir sua manifestação no ato, leu um poema do escritor uruguaio Mário Benedetti e reafirmou que é preciso que toda a sociedade, especialmente a Universidade, firme um compromisso com o futuro, na busca de justiça e dignidade para todos.

O tema do CIC foi alvo de palestra do professor e filósofo Osmar Schaefer. Ao final, ocorreu confraternização entre os participantes da cerimônia.

Além dos alunos da UFPel, também participam do CIC estudantes da UCPel, Furg, UFGRS, Unipampa, campus Visconde da Graça do IF Sul, Faculdades Anhanguera e Unijui. Todos os participantes do Congresso recebem um kit com mochila, cedê, caneta e camiseta.

Programação do XIX CIC
Local: Parque do Sesi

09/11
- Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas.
- Apresentação de pôsteres das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

10/11
- Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Agrárias.
- 2º turno de apresentações orais das áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.
- Apresentação de trabalhos em pôsteres das áreas de Ciências Agrárias e II Mostra Científica.

11/11
- Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde.
- 2º turno de apresentações orais das áreas de Ciências Agrárias.
- Apresentação de pôsteres das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Lingüística, Letras e Artes.

12/11
- 2° turno de apresentações de trabalhos orais das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde.
- 2º turno de apresentações de pôsteres das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Lingüística, Letras e Artes.

As apresentações de trabalhos começam a partir das 8h30min e das 14h.


Assessoria de Comunicação da UFPel

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal