Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFFS celebra convênio com associação de deficientes auditivos

Erechim (SC) – Visando intensificar cada vez mais o processo de articulação com a comunidade regional, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, assinou, na sexta-feira 05, convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), de Erechim. Pelo convênio, a UFFS prestará à instituição assessoria técnica, pedagógica e de intérprete de Libras, por meio de orientações em atividades de artes cênicas e dança. A servidora e intérprete de Libras da UFFS, Carmen Elisabete de Oliveira, será a responsável por desenvolver estas atividades.

O convênio também prevê que a UFFS desenvolva, com auxílio de docentes da área de Linguística, pesquisas e estudos complementares sobre a evolução e melhoria da escrita da Língua Portuguesa junto aos alunos surdos da Associação. Além disso, acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Universidade também poderão desenvolver atividades em Libras na entidade, com foco no fortalecimento de sua formação acadêmica.

Segundo o presidente da Apada, Nadir Pereira da Silva, a partir dessa parceria a Associação poderá contar com o trabalho de uma profissional que já trabalhou na entidade e que, por esse motivo, conhece a sua realidade e as suas necessidades. Além disso, a Apada abrirá suas portas para que a UFFS possa desenvolver projetos na área de educação inclusiva e levar o conhecimento acadêmico para dentro da associação, o que traz benefícios para ambos, completou Nadir.

O diretor do campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, destacou que, desde já, a UFFS está assumindo um compromisso pedagógico e institucional que tende a se fortalecer cada vez mais mediante o desenvolvimento de programas em parceria e a incorporação de mais profissionais educadores.

A Apada é uma instituição sem fins lucrativos, de assistência social e defesa dos direitos dos cidadãos surdos. Promove, de forma totalmente gratuita, diversos programas e oficinas que contribuem para a formação humana, cultural e profissional das pessoas surdas e de seus familiares, sendo mantida com doações e verbas municipais e estaduais.


Assessoria de Comunicação da UFFS

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal