Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Na Cúpula de Reitores de Valparaíso, UNILA amplia parcerias e seleção de alunos

fireshot capture 126 - na cpula de reitores de valparaso unila amplia parcerias e seleo de alunos i unila - universidade federal da integrao latino-americana - www_unila_edu_br__qnode_347Na Cúpula de Reitores de Valparaíso, UNILA amplia parcerias e seleção de alunos A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) integrou a 9ª Cúpula de Reitores de Universidades Públicas da América Latina e do Caribe, realizada em Valparaíso, no Chile, na semana passada. A Universidade foi representada pelo reitor, Hélgio Trindade, que aproveitou a oportunidade para fazer importantes contatos em nome da instituição.

Destaca-se, por exemplo, a conversa com o reitor da Universidad del Salvador, Rufino Antonio Quezada Sánchez, que prometeu empenhar-se junto ao Ministério da Educação de seu país para viabilizar a seleção de estudantes salvadorenhos para a UNILA. Sánchez é o sucessor da ministra da Saúde de El Salvador e catedrática da UNILA Maria Isabel Rodriguez, na reitoria da Universidade.

Outro nome importante que se dispôs a colaborar com a Universidade foi o ex-diretor do IESALC/UNESCO, José Renato de Carvalho. A intenção é, por intermédio do contato dele com o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, possibilitar o ingresso de estudantes da Costa Rica, para que a UNILA possa ter a presença simbólica de alunos do Caribe de países de línguas inglesa e francesa.

Trindade conversou, ainda, com reitores bolivianos das mais importantes universidades do país, como a Universidad Mayor de San Andrés (La Paz); Universidad Mayor de San Simon (Cochabamba); Universidad Mayor Real y Pontifícia (Sucre); Universidad Tecnica de Oruro (Cochabamba); com o reitor da Universidad Autónoma, Gabriel Rene Moreno (Santa Cruz); e com o secretário executivo nacional da Univesidad Boliviana, Eduardo Cortéz Baldiviezo, que se comprometeu a fazer os contatos prévios com o ministro de Educação da Bolívia, Roberto Aguilar, para discutir parecerias e seleção dos estudantes bolivianos com o MEC em La Paz.

A Cúpula - O encontro continental, cujas orientações são cruciais para as políticas em Educação Superior, abordou o rol das Universidades Públicas no Século XXI, o fortalecimento das políticas públicas, aspectos de ciência, tecnologia e inovação - aportes das Universidades Públicas ao imaginário cultural.

Participaram da Cúpula reitores de Universidades Públicas da América Latina e do Caribe e reitores das Universidades-membro da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM).

O reitor Hélgio Trindade integrou, na sexta-feira (19), a mesa "Diálogo das Américas", composta, ainda, pelo ex-presidente do Equador, Rodrigo Borja; pelo ex-reitor da Universidade de Guadalajara e atual presidente da Comissão de Educação Pública e Serviços Educativos da Câmara de Deputados do México, José Padilla López; e pelo reitor da Universidade de Valparaíso, Aldo Valle Acevedo. A mesa é moderada por Miguel Rojas Mix, que é fundador da Cátedra de Integração e Identidade Latino-Americana da UNILA.


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal