Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFT forma primeiras turmas da Pós-Graduação Mídias na Educação

No último fim de semana, na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Palmas - ocorreu o encontro presencial e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma do curso de Pós-Graduação Mídias na Educação. Ao todo, foram avaliados 35 trabalhos do polo de Palmas. Em Araguaína foram concluídos outros 20 trabalhos, nos dias 22 e 23 de novembro. As atividades de conclusão de curso aprovadas no curso Mídias na Educação, resultarão em artigos científicos que serão publicados em livro em 2011.

A capacitação, coordenada pela professora Marluce Zacariotti, foi realizada por meio do convênio MEC/FNDE/UFT, em parceria com SEDUC e UNDIME. De acordo com Marluce, o curso tem como objetivo proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, além de informática, rádio e impressos. “A proposta visa contribuir para a formação do professor da rede pública, propiciando uma leitura crítica e criativa da interelação comunicação/educação, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias”, diz Marluce.

Programa
- A Pós-Graduação faz parte do programa a distância: Mídias na Educação, uma estrutura modular, com alguns encontros presenciais, ofertada por meio do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e-Proinfo. O programa capacitou, nesta etapa, 55 professores da rede estadual e municipal de ensino, de Norte a Sul do Estado do Tocantins.

Convênio
- O programa do convênio MEC/FNDE prevê três níveis de certificação, constituindo ciclos de estudo: o Ciclo Básico, de Extensão, com 120 horas de duração; o Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas; e o Avançado, de Especialização, com 360 horas. A próxima turma entrará com um novo formato, agora no convênio com a CAPES, tendo um ciclo básico, que envolve extensão e aperfeiçoamento e ou ciclo para a especialização, num total de 360 horas.


Assessoria de Comunicação da UFT

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal