Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Primeiro curso de graduação em Engenharia de Materiais do Brasil comemora 40 anos de atividades

Simpósio celebra criação de curso pioneiro na América Latina e é aberto a toda a comunidade

No dia 3 de dezembro, a Associação de Ex-Alunos de Engenharia de Materiais (DEMaEx) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o Simpósio Anual-2010. Na ocasião serão apresentadas palestras sobre "Materiais, Energia e Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas" e também será realizada uma celebração de 40 anos de atividades do primeiro curso de graduação em Engenharia de Materiais no Brasil, oferecido pela UFSCar.

O curso da Universidade foi pioneiro na América Latina com início das suas atividades em 1970. Desde então a UFSCar formou mais de 1.800 engenheiros de materiais e contribuiu para a criação e implantação de mais de 30 cursos de graduação na área no Brasil. A Engenharia de Materiais é uma importante área de conhecimento científico e tecnológico que contribui significativamente para o setor produtivo e de pesquisa e desenvolvimento das empresas, bem como para o desenvolvimento científico de materiais no Brasil e no mundo.

A DEMaEx homenageará várias pessoas que contribuíram para a criação e implantação da graduação na UFSCar, como o professor Sergio Mascarenhas de Oliveira, mentor da criação do curso, e também fará homenagens aos primeiros alunos.

As atividades são abertas a toda a comunidade e não é necessário efetuar inscrição prévia. A programação do Simpósio Anual do DEMaEx pode ser conferida no site http://www2.ufscar.br/uploads/simposio_demaex.pdf. O evento tem início às 13h30, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8530.


Assessoria de Comunicação da UFSCar

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal