Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Imprensa da UFPR inaugura nova fase com equipamentos mais modernos

imprensaCom 50 anos de fundação, a Imprensa se reestrutura e ganha sistema de impressão digital

Mais moderna e ágil, a nova Imprensa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi apresentada à comunidade. A solenidade de reinauguração da unidade, com a primeira fase da modernização concluída, aconteceu na terça-feira,30, com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho, do vice-reitor Rogério Mulinari e outras autoridades da instituição. Na prática, a reestruturação duplicou a capacidade de impressão off set da gráfica, além de remanejar a equipe, inclusive com a contratação de novos profissionais.

“As novidades estão tanto na parte administrativa quanto na tecnológica”, define Álvaro Pereira de Souza, diretor da Imprensa. Os investimentos totais somam R$ 2,1 milhões. Entre as novas aquisições está um sistema de impressão digital que propicia a queda nos prazos de entrega. “Com essas mudanças, nos capacitamos a atender a comunidade universitária de forma mais completa. Para a Editora, por exemplo, já conseguimos suprir quase 100% da demanda e continuamos evoluindo nesse processo”, observa ele.

Até o ano passado, a Imprensa não produzia banners. Hoje são 2.000 anuais. Os folders, que eram 50 mil/ano, hoje são 160 mil/ano. E as publicações de livros passaram de 20 mil/no para 80 mil anuais. “Além da tecnologia, contamos com uma equipe motivada e comprometida com os resultados”, destaca Álvaro.

O processo de modernização teve várias frentes. Entre elas, a adequação do espaço físico, reestruturação da tabela de custos, modernização do parque gráfico, redistribuição de funções, centralização de trabalhos visando melhorar o atendimento, priorização do caráter editorial da Imprensa e criação de um novo site, que já está pronto.

O próximo passo é a ampliação do espaço físico, com a reforma do prédio atual ou construção de um novo. Também estão previstas a compra de equipamentos mais modernos para a finalização de impressão e ainda, uma impressora 4 cores. A previsão é de que a parte tecnológica esteja completa até 2012. Para a infraestrutura, ainda é preciso esperar as definições do plano diretor da UFPR.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal