Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPB inaugura Unidade de Educação a Distância

A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (3), às 17h, na Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa

João Pessoa (PB) - O reitor Rômulo Polari da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai inaugurar nesta sexta-feira (3) a Unidade de Educação a Distância (UEAD). A solenidade ocorrerá no campus I, em João Pessoa, a partir das 17 horas, de acordo com programação divulgada pelo Cerimonial da Reitoria.

Atualmente a UFPB@Virtual oferece cursos de graduação a distância em 27 pólos de apoio essenciais, sendo 18 em municípios da Paraíba, seis na Bahia, dois em Pernambuco e um no Ceará. Além dos cursos de graduação iniciados em 2007, e já referidos de Licenciatura em Letras-Lingua Portuguesa, Matemática e Pedagogia-Educação Infantil, em 2008 foram iniciadas as Licenciaturas em Ciências Agrárias (campus III, em Bananeiras), Ciências Biológicas e Ciências Naturais. Este ano foi iniciada a Licenciatura em Letras e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Até o final deste ano as graduações em licenciatura preencheram as 7,1 mil vagas ofertadas.

A Educação a Distância (EaD), por meio de linguagens mediadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, representa, nos tempos atuais, uma estratégia efetiva e eficaz para enfrentar o desafio do acesso ao conhecimento em qualquer nível.

E foi com essa visão que o Ministério da Educação criou, em 2005, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, rede nacional de instituições públicas de ensino superior que, a partir da ampla articulação com estados e municípios, promovem o acesso a cursos superiores para camadas da população normalmente excluída do processo educacional.

 

Assessoria de Comunicação da UFPB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal