Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFJF ganha espaços de convivência, saúde e lazer

centro_de_convivenciaA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugura nesta quinta-feira, dia 9, o Centro de Vivência, o Parque Infantil, a Academia ao ar livre e o Jardim Sensorial. A cerimônia acontece às 20h com a presença do reitor Henrique Duque e faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição. As obras complementam a proposta de revitalização da Praça Cívica.

O novo Centro de Vivência fica ao lado da entrada do estacionamento da Reitoria e sua intenção é oferecer um local de serviços de conveniência e mais um espaço para integração entre alunos, professores, funcionários e toda comunidade que freqüenta o campus. O prédio tem 1.328m² distribuídos em dois pavimentos e possui arquitetura contemporânea, combinando detalhes minimalistas com materiais rústicos.

Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Márcio Resende de Oliveira, foi destinada uma grande área à lanchonete que funcionará como um cybercafé, com internet sem fio disponível. “Foram concebidos amplos espaços envidraçados, permitindo que os ambientes internos tenham forte ligação com o paisagismo externo”. Uma livraria e papelaria também deverão ser instaladas no local, além de um posto de atendimento bancário no subsolo e banheiros. Numa segunda etapa da obra, prevista para 2011, serão criadas vagas para carros e bicicletas atrás do prédio.

A inauguração marca a conclusão da obra, sendo que ainda será aberto processo licitatório para exploração do local. A administração do Centro ficará a cargo da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).

Saúde e lazer para crianças e adultos - As crianças que já brincam nos finais de semana no estacionamento da Reitoria agora terão um motivo a mais para frequentar o campus. O parque infantil a ser inaugurado é formado por brinquedos como a escalada comum, a escalada torcida e o carrossel. Além da diversão para crianças, os adultos poderão usufruir dos aparelhos de ginástica instalados no local.

A criação da área de lazer é resultado de parceria entre a UFJF e a Unimed Juiz de Fora. A empresa, que já faz a cobertura do campus e oferece plano de saúde aos servidores, foi responsável pela compra de todos os brinquedos, aparelhos e demais equipamentos.

Para o presidente Hugo Borges, “essa parceria com a UFJF reforça o compromisso dessas duas grandes instituições com a comunidade de Juiz de Fora. A Unimed Juiz de Fora quer estar sempre próxima dos clientes, oferecendo os melhores serviços em saúde e incentivando hábitos saudáveis, como a prática da atividade física”. A intenção, segundo ele, é ampliar o programa Viva Bem!, do qual a academia e o parque fazem parte, e estender a iniciativa para outras áreas públicas.

Com a “Academia ao ar livre”, as pessoas que já têm o hábito de ir ao campus universitário para caminhar ou correr poderão complementar a atividade física com exercícios de fortalecimento muscular, aeróbicos e que melhoram a flexibilidade, mobilidade e a coordenação motora. A academia permite a execução de exercícios como remada, simulador de caminhadas e cavalgadas, pressão de pernas, rotação diagonal, além de contar com pranchas e barras para flexões e alongamentos.

Painéis indicativos mostram as funcionalidades dos exercícios e a melhor maneira de realizá-los e dão dicas sobre como realizar um bom alongamento, por exemplo. Lixeiras, iluminação, bancos e sombreamentos também compõem a paisagem do local que, além de proporcionar a prática de exercícios e lazer, pode ser utilizado para descanso.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Gestão, Alexandre Zanini, está sendo acertada a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) como monitores da academia. Por isso, até que os estudantes sejam selecionados, o local ficará fechado por medida de segurança.

Jardim Sensorial

Concebido pelo professor de Botânica, Daniel Pimenta, e pelo gerente de Paisagismo da UFJF, Reinaldo Chagas, o jardim busca explorar o tato e o olfato das pessoas, mudando a atenção do dia a dia, baseada principalmente na visão. O Jardim leva o nome do ex-professor da Faculdade de Educação, já falecido, Carlos Alberto Marques.

A estrutura, localizada do lado direito da Reitoria, baseia-se no opy, que em tupi-guarani significa “casa de reza”. É composta por três canteiros, sendo o externo ornamental e os dois internos formados por plantas dispostas de maneira intercalada para favorecer o toque e o cheiro.

O professor Pimenta explica que os quatro quadrantes que dividem os canteiros foram planejados da seguinte forma: “a entrada (leste) está voltada para o sol nascente (fogo), seu oposto (oeste) é a terra do poente, ao sul o elemento água vem com a chuva e ao norte o ar de expansão, segundo sabedoria guarani, resgatada e difundida por Kaka Wera Jacupe”.

O espaço é inclusivo e há placas indicativas em braile para os deficientes visuais. Pimenta disse que se inspirou no modelo presente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e que, em Juiz de Fora, é possível encontrar uma proposta parecida, mas de menor tamanho, no Colégio de Aplicação João XXIII.

Para o idealizador, “esse é um projeto que só será completo com o tempo e, mesmo assim, depois de completo, se manterá em transformação. As plantas e a relação com os visitantes serão sempre levadas em conta para melhorar as possíveis conexões”.

A cerimônia de inauguração dos três espaços é aberta ao público e começa às 20h, em frente ao Centro de Vivência.


Assessoria de Comunicação da UFJF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal