Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres da UFSC completa 10 anos

Florianópolis (SC) - O Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou 10 anos de existência no dia 13 de novembro. O primeiro evento marcado para as comemorações foi realizado na segunda-feira (13/12), com apresentação de sua nova marca e da identidade visual da instituição para os membros da equipe e convidados.

A instituição é pioneira no Brasil, sendo o primeiro Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres a ser constituído através do acordo tripartite entre a União – por intermédio do Ministério da Integração Nacional -, o Estado de Santa Catarina – através do Departamento Estadual de Defesa Civil, DEDC – e a Universidade Federal de Santa Catarina – com o Núcleo Multidisciplinar de Estudos sobre Acidentes de Tráfego, NAT ECV.

O Ceped UFSC hoje possui uma equipe multidisciplinar fixa de 38 pessoas, trabalhando em duas unidades, uma no bairro Santa Mônica e outra no Centro, no mesmo prédio onde funciona a SEaD e a TV UFSC (Rua Dom Joaquim, 757). Sob a direção do professor Antonio Edésio Jungles, desde 2005 a instituição trabalha articulada com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional, entre outras instituições nacionais, internacionais, estaduais e regionais.

O site dá acesso a publicações virtuais da biblioteca do Ceped UFSC, atualização diária de notícias relacionadas aos desastres e às atividades da instituição e informações sobre os projetos desenvolvidos.

Nesses 10 anos foram vários projetos, eventos e cursos presenciais e a distância realizados por profissionais de variados ramos. Entre 2000 a 2006, a maior parte dos projetos estava vinculada à área de treinamento e especialização. Depois de 2007, o Ceped UFSC passou a atuar em projetos de abrangência nacional e eventos nacionais e internacionais, alinhado com sua missão – contribuir para a construção de comunidades mais seguras, através do ensino, pesquisa e extensão, visando à redução dos riscos de desastres – e visão – ser referência em gestão de desastres, nacional e internacionalmente, pela atuação de seus profissionais e sua contribuição para comunidades mais seguras.

Mais informações: (48) 3226-1704 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os projetos que estão em andamento:

Campanha Nacional Cidades Mais Seguras (2010/2011) - A campanha possui várias ações com o objetivo de fortalecer a cultura de riscos de desastres, alinhada às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) da Organização das Nações Unidas. A ação mais recente foi o treinamento do Grupo de Apoio a Desastres, GADE, para atuar nas diversas fases do desastre em território nacional ou em outros países.

EaDs Gestão de Riscos e de Desastres: Contribuições da Psicologia e Comunicação de Riscos e de Desastres (novembro a dezembro de 2010)

Os cursos a distância têm o objetivo de capacitar profissionais de áreas específicas para atuar em situações relacionadas à gestão de riscos.

Promoção da cultura de riscos de desastres (2009/2011) - Conjunto de ações articuladas para a promoção da cultura de riscos de desastres no Brasil. Realizado entre abril de 2010 e setembro de 2011, o projeto percorre as 27 capitais brasileiras e tem um caderno especial na revista Com Ciência Ambiental. Promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, por meio de sua Diretoria de Minimização de Desastres e Editora Lua Nova.

Suporte Técnico para Atendimento a Áreas Atingidas
- Em parceria com o Departamento Estadual de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, este projeto atende a demanda do órgão para o levantamento e avaliação dos danos ocasionados por eventos adversos que atingiram municípios catarinenses. Através de relatórios técnicos elaborados a partir deste levantamento, é gerado um parecer da integridade do local atingido para avaliação das obras necessárias para a resposta ao desastre.

Planejamento Nacional para a Gestão de Riscos
- Parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, que, em sua etapa inicial, pretende construir um Sistema de Informações que estruture os dados relacionados à ocorrência de Desastres Naturais de grande intensidade no Território Nacional, tendo como ponto de partida o ano de 1990.


Assessoria de Comunicação da UFSC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal