Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Campus Sorocaba da UFSCar terá Núcleo de Agroecologia com foco na agricultura familiar

O campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) passa a contar com mais um grupo de pesquisa e extensão. A proposta de trabalho do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia "Semeando a Sustentabilidade no Médio Tietê', foi selecionada e aprovada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O Núcleo dará capacitação e apoio junto a grupos de agricultores, instituições públicas e privadas e terceiro setor da região de Sorocaba (SP).

Segundo o coordenador do Núcleo e o docente do curso de Engenharia Florestal Fernando Silveira Franco, o Núcleo é formado por docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e pretende contribuir para a construção de alternativas sustentáveis para o desenho e manejo de Agroecossistemas.

Com base no conhecimento técnico e acadêmico desenvolvido na Universidade, o trabalho do Núcleo será focado na troca do conhecimento. "Vamos trabalhar de forma conjunta, valorizando o conhecimento e as aspirações da população local, visando o aprimoramento da produtividade e a geração de renda, com a conservação dos recursos naturais, como a água, o solo e a biodiversidade", explica o docente.

O projeto teve como justificativa a análise das consequências ecológicas, econômicas e sociais da modernização da agricultura em São Paulo, bem como no Brasil como um todo, aliadas à crescente pressão internacional pela preservação da biodiversidade. Franco afirma que os sistemas produtivos orientados segundo os pressupostos da agroecologia geram impactos sociais e ambientais distintos do padrão convencional. Segundo ele, "o primeiro beneficiado em adotar a prática da agroecologia é o agricultor e, indiretamente, toda a sociedade".

O trabalho do Núcleo abrangerá os sistemas agrícolas das cidades de Sorocaba, Piedade, Iperó, Ibiúna, São Roque e Porto Feliz. Embora algumas cidades sejam altamente industrializadas, os pequenos municípios ao redor de Sorocaba e de toda a região administrativa, têm uma economia voltada principalmente para a pequena agricultura. A primeira atividade do Núcleo será a realização de uma Oficina de Planejamento, provavelmente em março de 2011, com a função de identificar e de receber os agricultores, sindicatos de trabalhadores rurais, associação de produtores, instituições, ONGs, prefeituras, escolas e movimentos sociais interessados. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Assessoria de Comunicação da UFSCar

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal