Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPA forma primeira turma de Administração a distância do Brasil

Belém (PA) -  A Universidade Federal do Pará (UFPA) formou a primeira turma do curso de Bacharelado em Administração de Empresas, na modalidade a distância do Brasil. Foram formados  44 estudantes das turmas do segundo semestre de 2006, de um total de 136 formandos dos cinco polos de atividade do curso. O evento foi na última sexta-feira, 17, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus  Universitário, no bairro do Guamá, em Belém.

Por ser a primeira turma de Administração a distância do Brasil, esse foi um projeto piloto, com o qual a Universidade aprendeu a trabalhar nesta nova modalidade nos cinco polos de atividade: Altamira, Belém, Capanema, Marabá e Santarém. As primeiras turmas foram compostas por servidores da Universidade; do Banco do Brasil, parceiro na iniciativa; e da sociedade.

Estiveram presentes à cerimônia o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy; o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), João Cauby Júnior; o diretor da Assessoria de Educação a Distância (Aedi), José Miguel Veloso; o coordenador do curso a distância e diretor da Faculdade de Administração (Faad), Antônio Erasmo Maia; a professora homenageada pela turma, Ângela Maria Kobayashy, e a presidente do Conselho Regional de Administração, Aldenira Drago.

O reitor da Universidade, Carlos Edilson Maneschy, destacou que os estudantes superaram todas as barreiras porque confiam que a educação pode melhorar suas vidas. “Vocês apostaram naquilo que é mais importante na vida humana, a educação. Acreditaram que é pela educação que vocês podem transformar suas vidas para melhor”, afirmou o reitor.

Emoção – A emoção tomou conta do Auditório Benedito Nunes do início ao fim da formatura. Familiares e professores se emocionaram ao ver a primeira turma da modalidade a distância de Administração concluindo o curso.

O orador da turma, o bacharel José Ricardo Figueira, resumiu o sentimento de vitória e a realização dos acadêmicos. “Nós, formandos do curso de Bacharelado em Administração, alcançamos nosso objetivo com muita garra, dedicação, solidariedade e apoio de muitos, por isso agradecemos a todos que contribuíram de algum modo para alcançarmos essa grande vitória.”

Homenagem – A noite de formatura também foi de homenagens. O bacharel Manoel Silva prestou homenagem e entregou presentes, em nome dos formandos, em agradecimento aos professores e estudantes que marcaram ao longo do curso.
“Na verdade, o que os senhores e senhoras nos ensinaram foi o exercício da paciência e tolerância no amor ao próximo, por meio de uma administração moderna, mas principalmente humana,” declarou Manoel Silva.

Para o reitor Carlos Edilson Maneschy, a modalidade a distância não é mais fácil que a modalidade presencial. Segundo ele, além do mérito dos formandos, deve-se prestar uma homenagem especial às pessoas que incentivaram os estudantes, como seus familiares e amigos. O reitor também fez um agradecimento institucional especial a cada servidor da UFPA que se formou na turma, que reuniu técnico-administrativos de várias instituições públicas do Pará.

“Quero expressar um sentimento pessoal, como reitor, que, quebrando o protocolo, me sinto obrigado a fazer - apesar de todo o respeito a todos os outros formandos. Eu me dirijo especialmente aos dezoito técnicos da Universidade Federal do Pará, que, para nós, cumprem, de fato, uma etapa importante de suas vidas e das nossas vidas dentro da Instituição,” homenageou o reitor.

Para o coordenador do curso de Administração a distância, professor Antônio Erasmo Maia, quem pensa que essa modalidade é fácil  engana-se. “O curso é tão ou mais exigente que o presencial, porque, além das atividades normais, os alunos tinham que ter 20% das atividades presenciais. Então, todo sábado, a princípio, é dia de encontrar para discutir, debater, estudar. E apresentar trabalho é uma modalidade bastante exigente.”


Assessoria de Comunicação da UFPA

 

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal