Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPB oferece 809 vagas para 2011 no Sisu do Ministério da Educação

Por esse sistema os candidatos serão selecionados com base somente na nota obtida nas provas do Enem

João Pessoa (PB) - A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer 809 vagas para 77 cursos de graduação do Processo Seletivo Seriado 2011 que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada, (Sisu) coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Por esse sistema, os candidatos são selecionados com base somente na nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano foram realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro.

Os resultados da prova serão divulgados no dia 22 de janeiro. A segunda convocação está agendada para o dia primeiro de fevereiro e a terceira está programada para 10 de fevereiro. A principal novidade para o próximo ano no PSS 2011 da UFPB são os cursos oferecidos no campus de João Pessoa em Comunicação Social Habilitação de Mídias Digitais e Ciência da Computação e em Relações Internacionais.

O Sisu foi criado pelo MEC  a partir do resultado do Enem, em substituição ao vestibular tradicional.

Na UFPB com entrada em 2011 das 809 vagas disponibilizadas, 583 são para o Sisu de ampla concorrência, 111 para Política Afirmativa 1 onde os estudantes egressos do ensino público tenham cursado pelo menos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas publicas e 115 oportunidades para os estudantes de Política Afirmativa 2 que são aqueles candidatos auto declarados pretos ou pardos, egressos do ensino publico, que tenham cursado pelo menos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Ainda de acordo com o edital os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para o cadastramento obrigatório; Preencher e imprimir a Ficha de Cadastro Individual, que estará disponível no sitio (www.prg.ufpb.br) com antecedência mínima de 48 horas da data de inicio do cadastramento juntamente com as instruções de preenchimento; Comparecer ao local de cadastramento, portando a ficha de Cadastro Individual devidamente preenchida, bem como, o original e a copia autenticada de cada um dos seguintes documentos:

a) Cédula de Identidade emitida por órgão competente.

b) Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

c) Certidão de nascimento ou de casamento.

d) Comprovante de votação na eleição de 2010, no caso de brasileiros maiores de 18 anos, excetuando os casos previstos em lei.

e) Prova de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos.

f) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, no caso de candidato classificado pela concorrência geral.

3.2 – Ações Afirmativas:

3.2.1 - Candidatos egressos do ensino publico que tenham cursado pelo menos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas publicas:

Certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio, reconhecidos pelo órgão publico competente, no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas.

3.2.2 – Candidatos autodeclarados pretos ou pardos, egressos do ensino publico, que tenham cursado pelo menos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas publicas:

O candidato deverá assinar e entregar documento de auto declaração étnico-racial confirmando informação prestada no ato da inscrição.

Outras informações e esclarecimentos no endereço eletrônico www.prg.ufpb.br.


Assessoria de Comunicação da UFPB

 

 

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal