Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNIRIO abre inscrições para Mestrado Profissional em Medicina

Iniciaram nesta segunda-feira,3, as inscrições para o Curso de Mestrado Profissional em Medicina 2011 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). São 18 vagas para discentes nas linhas de pesquisa Videoendoscopia Respiratória; Videoendoscopia Digestiva; Procedimentos Aplicados a Técnicas Videoendoscópicas; Videoendoscopia Endócrina; e Videoendoscopia Uroginecológica. O processo seletivo é composto de três etapas e as inscrições serão aceitas até o dia 28 de janeiro.

Poderão se inscrever para o Mestrado Profissional em Medicina aqueles que concluíram curso de graduação em Medicina e que estejam cursando o último ano ou ano opcional de um Programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O Curso de Pós-Graduação em Medicina – Mestrado Profissional – tem como objetivo a qualificação profissional, formação em Docência e Pesquisa de médicos residentes vinculados a Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica que demonstrem aptidão para a carreira docente e desejem desenvolver projetos de pesquisas. A área de concentração do curso é a de Técnicas Videoendoscópicas.


Linhas de Pesquisa:
VIDEOENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA: técnicas videoendoscópicas utilizadas em video-otorrinolaringologia, videobroncoscopia e videotoracospia.

VIDEOENDOSCOPIA DIGESTIVA: técnicas videoendoscópicas utilizadas no diagnóstico e tratamento das patologias do tubo digestivo e da cavidade peritonial e retroperitonial: vídeoendoscopia digestiva alta e baixa e vídeolaparoscopia. Videoendoscopia Uroginecológica.

PROCEDIMENTOS APLICADOS A TÉCNICAS VIDEOENDOSCÓPICAS: métodos utilizados em ambiente ambulatorial ou de centro cirúrgico para possibilitar a utilização de técnicas videoendoscópicas: anestesia, citopatologia aplicada a imaginologia.

VIDEOENDOSCOPIA ENDÓCRINA: técnicas videoendoscópicas utilizadas no diagnóstico e tratamento das patologias da hipófise, suprarenal, tireoide e paratireoide.

VIDEOENDOSCOPIA UROGINECOLÓGICA: técnicas videoendoscópicas utilizadas no diagnóstico e tratamento das patologias ginecológicas e urológicas.

As inscrições serão realizadas na Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), durante os dias úteis, de 03 de janeiro a 28 de janeiro de 2011, no seguinte endereço e horário:


Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG/UNIRIO
Secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME)
Rua Mariz e Barros, 775 – Tijuca - 4º andar – Rio de Janeiro - RJ
CEP. 20270-004
Horário: 9h às 12h e 13h às 16h

Veja aqui o edital.


Assessoria de Comunicação da UNIRIO

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal