Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNIPAMPA oferece 49% de suas vagas pelo sistema de cotas para o SiSU

A valorização da política de cotas é uma das medidas adotadas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), segundo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), para atender ao objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior Público no Brasil.

As políticas afirmativas, como também são conhecidas as determinações para reserva de vagas para candidatos pertencentes a determinados públicos, visam promover igualdade no acesso aos bancos universitários. São medidas especiais e de caráter temporário para eliminar desigualdades históricas, causadas pela discriminação e pela marginalização de partes da sociedade.

No caso da UNIPAMPA, a adoção das políticas afirmativas é considerada importante - tanto que no atual Processo Seletivo, 49,57% das vagas são oferecidas pelo sistema de cotas. São 1.351 vagas oferecidas no regime de políticas afirmativas ao lado das 1.374 vagas de ampla concorrência. As vagas estão distribuídas nos 53 cursos que a Universidade oferece em seus dez campi. Veja no mapa a localização de cada curso.

De acordo com o Termo de Participação da UNIPAMPA no SiSU 2011, as vagas reservadas aos cotistas estão divididas da seguinte forma: 106 destinam-se aos indígenas que cursaram todo o ensino médio em escola pública, 271 aos autodeclarados negros (afrodescendentes) que estudaram todo o ensino médio em educandários públicos, 158 aos candidatos com deficiência e 816 para candidatos que cursaram o ensino médio inteiramente na rede pública.

Para que possam realizar as matrículas na UNIPAMPA durante as fases de chamadas, os candidatos precisam atender às exigências de documentação. Cada modalidade de política afirmativa requer documentos que comprovam a veracidade das informações e a situação do candidato classificado.

As listas de documentos também estão disponíveis no Termo de Participação da UNIPAMPA no SiSU 2011, disponível no portal da Universidade. Outras perguntas referentes ao SiSU podem ser sanadas acessando a seção de perguntas frequentes do portal do sistema, e informações específicas sobre documentação, requisitos mínimos para aprovação nos cursos e procedimentos do Processo Seletivo da UNIPAMPA podem ser encontradas na página do Processo Seletivo da Instituição.


Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal