Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA apresenta primeiro curso superior em Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar do país

O desenvolvimento agrário como forma de assegurar o acesso aos alimentos para todos, em quantidade e qualidade suficientes e produzidos sustentavelmente, é uma importante questão mundial. A relevância deste tema para a América Latina e o Caribe fica evidente quando duas em cada três propriedades rurais são de agricultura familiar, e estas são responsáveis por 40% da produção agrícola.

Para contribuir com os avanços dessa questão, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) inovou ao trazer essa área de formação para um curso superior de bacharelado, com o curso de Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar, uma das novidades do Processo Seletivo de 2011. De acordo com um dos seus professores, Exzolvildres Queiroz Neto, não há cursos semelhantes de graduação, apenas programas específicos de pós-graduação.

Este curso pretende mostrar as múltiplas representações e funcionalidades do espaço rural da América Latina. “É uma proposta inovadora de analisar os processos e as transformações sociais, ambientais, políticas, econômicas e culturais do rural. Trata-se de uma perspectiva transdisciplinar que vislumbra romper com a fragmentação do pensamento, da compreensão da realidade e da pesquisa em relação ao rural”, explica o professor Queiroz Neto.

A grade curricular do curso foi desenhada para permitir que o aluno construa conhecimentos sobre o espaço rural, a partir do território e do desenvolvimento em suas múltiplas escalas, complexidades, conflitos e contradições. Ao mesmo tempo, os estudantes irão aprender as noções de segurança alimentar, que implica a independência dos países e regiões para produzirem o que a população local necessita consumir, de modo sustentável socialmente, economicamente e ambientalmente.

“O egresso do curso de Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar deverá ter desenvolvido a capacidade crítico-analítica da realidade, de modo a propor novas formas de interação da sociedade com a natureza e da agricultura com o meio ambiente, valorizando a diversidade cultural e social”, salienta o Pró-Reitor de Graduação da UNILA, Orlando Pilati.

Os profissionais formados neste curso poderão atuar em instituições públicas e privadas, ONG's e associações, realizando atividades de educação, extensão e gestão diretamente com agricultores familiares de qualquer país da América Latina.

Inscrições - Para inscrever-se no processo seletivo, basta acessar http://inscricao.unila.edu.br/. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou telefone (45) 3576-7307. As inscrições terminam no dia 13 de fevereiro.


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal