Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Abertura de Reunião do Centro de Referência em Educação

centro de referncia em eja 072bxA abertura oficial da primeira Reunião Técnica Internacional do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, foi realizada nesta segunda feira (21), no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, o reitor da Universidade da Integração Internacional (Unilab), Paulo Speller, salientou a importância de a instituição ser brasileira. “Somos uma universidade brasileira que assume compromissos internacionais. Nós temos um compromisso na região onde a Unilab está implantada, voltamos os olhos naquela região, buscando parcerias para aumentar as experiências, que nos ajudam a avançar mais, nós podemos aprender uns com os outros, este é o compromisso que a Unilab faz”.

Aproveitando o objetivo da criação do Centro de Referência, já no evento foram apresentadas aos convidados, diversas atividades culturais da região, como apresentação do repentista Tião Simpatia e banda, que homenageou o Brasil e os países convidados. Ainda durante a abertura foi cantando o hino nacional na voz da cantora lírica Vilma Dantas, seguida da apresentação do Grupo teatral Verso de Boca, do Departamento de Literatura da UFC, que representou versos de poetas portugueses, africanos e brasileiros.

Logo após, o tema principal do dia, Educação de Jovens e Adultos no contexto da cooperação Sul-Sul: avanços e desafios da construção em redes sociais foi discutido entre os palestrantes e convidados. Mauro Silva, militante histórico da educação de jovens e adultos, representante da Secretaria de Administração (Secad) disse “eu fiquei bastante encantado com o projeto da Unilab, fazia tempo que a gente sonhava com uma proposta desse porte, capaz de unir dois continentes irmãos que precisam tanto de nossas colaborações”. Já Timothy Ireland da Unesco, ressaltou a questão da diversidade linguística. “Devemos respeitar a diversidade cultural e linguística de cada país”. Ele reforça ainda a necessidade de haver atividades continuas. “A cooperação sul-sul precisa emitir qualidade e continuidade no processo”. Finaliza lançando uma proposta “coloco esse projeto como um desafio”.

Representantes de várias partes do Brasil e do mundo participam do evento que continua até sexta-feira (25).

 

Assessoria de Comunicação da Unilab

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal