Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRN inicia ano letivo com coleta seletiva

Natal (RN) - A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou o período letivo de 2011/1 nesta segunda-feira, 21, já contando com coletores específicos para cada tipo de material em alguns setores do Campus Universitário. O superintendente de Infraestrutura (SIN) da UFRN, Gustavo Rosado Coelho, assinou, no dia 21 de janeiro deste ano, um termo de compromisso com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Grande do Norte (COOCAMAR) para um período de experiência, que vai de fevereiro a abril deste ano, antes da implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFRN.

Inicialmente foram colocados coletores coloridos nas áreas de maior circulação e nas paradas de ônibus do Campus. A ideia é que acoleta seletiva possa abranger, gradativamente, todos os setores da Universidade. A medida visa acumprir o que determina o Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que instituiu a Coleta Seletiva Solidária nos prédios públicos federais.

A coleta seletiva integra o Programa de Gestão Integrada de Resíduos da UFRN, o ProGIRES. Todas as áreas de grande circulação do Campus devem receber conjuntos de coletores coloridos para a separação do lixo, sendo azul para papel, amarelo para metais, vermelho para plásticos, verde para vidros e cinza para o lixo misturado ou não-reciclável. Todas as paradas de ônibus também terão um conjunto de coletores, mas apenas com duas cores: azul para os resíduos recicláveis e, cinza para os não-recicláveis.

Nesse processo, os resíduos recicláveis descartados são separados na fonte geradora e encaminhados à Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos da UFRN (UATR), onde é feita uma triagem. Os resíduos recicláveis são destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

De acordo com a Superintendência de Infraestrutura da UFRN, o Campus Central da Instituição pode ser comparado a um pequeno núcleo urbano. Ocupa uma área de 122,5 hectares dentro da cidade de Natal, onde fica localizada a maioria das mais de 200 edificações da Universidade localizadas na capital, abrigando uma população flutuante aproximada de 30.000 pessoas.


Assessoria de Comunicação da UFRN

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal