Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Instituto de Ciências Biológicas inaugura prédio anexo

Foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 14, o prédio anexo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia aconteceu no próprio auditório do local e recebeu a presença do grande homenageado do dia, o professor doutor Manuel Ayres, que cede o nome ao prédio.

Além da mesa, formada pelo reitor Carlos Maneschy; pelo vice-reitor Horácio Schneider, pelo homenageado Manuel Ayres; pelo diretor do ICB, Júlio Pieczarka; pela diretora-adjunta, Maria Cristina Espósito; e pelos ex-diretores do ICB João Paulo do Valle Mendes, José Luis Martins do Nascimento, Sidney Emanuel Batista dos Santos, estavam presentes na cerimônia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Administração, Edson Ortiz; e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Erick Nelo Pedreira.

O prédio foi construído com verbas provindas do REUNI e conta com oito novas salas de aula interativas, dez laboratórios, herbário e laboratório de informática. Segundo Júlio Pieczarka, esse novo anexo vem com o objetivo de aprimorar, principalmente, o ensino de graduação, uma demanda crescente dentro do ICB. “Apesar de o ICB só contar com três faculdades, nós atendemos cursos de graduação do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Geociências (IG), Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), dentre outros. Em vista disso, esse prédio é importante para desafogar um pouco a demanda pela nossa estrutura física”, conta o diretor.

Homenagem - Fundador e primeiro diretor do Centro de Ciências Biológicas, precursor do Instituto de Ciências Biológicas, Manuel Ayres se mostrou emocionado com a homenagem: “Qualquer um ficaria entusiasmado com uma honraria dessas, principalmente em um templo da educação, como a UFPA. Até porque a educação é o fundamento de tudo”, conta Manuel Ayres, que, aos 86 anos, continua dando aulas na pós-graduação do Instituto.

Segundo o reitor Carlos Maneschy, o anexo do ICB é uma vitória para a UFPA em diversos sentidos, inclusive na missão da Instituição na sua busca pela verdade: “Só uma universidade com essa grandiosidade estimula alguém a abrir mão de uma vida segura pela busca de algo incerto: a pesquisa científica. Só uma universidade com essa grandiosidade consegue atrair alguém com esse perfil, com essa habilidade, com essa competência”, ressalta Carlos Maneschy, referindo-se ao homenageado Manuel Ayres.

Além de Manuel Ayres, também receberam homenagens os ex-diretores do ICB: João Paulo do Valle Mendes, Jovelino Quintino Castro Leão Filho, Ricardo Ishak, Sidney Emanuel Batista dos Santos,  Zamir Vidal de Negreiros, Setsuko Noro dos Santos, Regina Célia Guerreiro do Amaral e José Luis Martins do Nascimento, o idealizador do prédio.

Novo capítulo - Assim, essa expansão física abre um novo capítulo na história do ICB, que, segundo Horácio Schneider, já tinha pessoas qualificadas e, agora, tem também uma nova estrutura física. Mesmo com 40 anos de vida, o ICB prossegue sua história. Conforme as palavras do homenageado, “Pode-se nascer velho e pode-se morrer jovem. É tudo uma questão de atitude”.

Assessoria de Comunicação UFPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal