Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unipampa reconhece conquista na área de alimentos

Uma proposta de emenda constitucional aprovada no início deste ano pela Câmara dos Deputados incluiu a alimentação como direito social no art. 6 da Constituição Federal. A medida foi bem recebida pelos profissionais da saúde e da produção de alimentos e reconhecida como uma conquista social por profissionais da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. A PEC 047/2003 foi aprovada com 376 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções.

A Unipampa reconhece que a medida vem na direção da consolidação de políticas sociais no momento que valoriza a alimentação como garantia ao cidadão. A consolidação desse direito passa também pela formação de pesquisadores e de profissionais com consciência renovada no mercado de trabalho, pela realização de estudos e a promoção de desenvolvimento tecnológico na área, segundo explicam especialistas da universidade.

Incluída como direito constitucional básico, a alimentação faz referência explícita da proteção nutricional devendo fortalecer o conjunto das políticas públicas de segurança alimentar já em andamento, conforme o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A professora de engenharia de alimentos do campus de Bagé, Michele Greque de Morais, acredita que os profissionais graduados pela Unipampa já estão preparados para as demandas da sociedade. “Contudo, a lei vem fortalecer a importância dos profissionais dessa área, ampliando ainda mais as oportunidades de trabalho", disse.

Michele destacou que, além dos projetos em andamento, a universidade está trabalhando para implantar em 2011/2012 novos cursos relacionados a alimentos, como na área de enologia, laticínios, frutas e hortaliças. Fazem parte desses esforços, também, a criação de programas de mestrado e doutorado para aperfeiçoamento profissional na área.

A Unipampa conta hoje com três cursos ligados à alimentação no campus Itaqui – nutrição, agronomia e ciência e tecnologia agroalimentar, além de tecnologia em agronegócios e zootecnia, em Dom Pedrito, engenharia agrícola, em Alegrete, e engenharia de alimentos, em Bagé.

Assessoria de Comunicação Social

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal