Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Restaurante Universitário está em plena reforma

O Restaurante Universitário (RU) do campus de Goiabeiras está em plena reforma durante o período de recesso e reserva muitas novidades para os usuários este ano. Uma delas é a maior capacidade de atendimento: o refeitório contará com mais 300 lugares, contabilizando 830. Antes, o espaço comportava 530 usuários.

O restaurante adquiriu novos equipamentos e renovou as parte elétrica e hidráulica. Já os antigos salões, que eram dois, foram reestruturados e transformados em um espaço único. A comida, que até então saia direto das panelas para as cubas de distribuição, será armazenada em pass through, que são equipamentos que mantêm os alimentos quentes ou frios, conforme sua temperatura ideal, preservando a qualidade e o sabor.

As entradas do RU receberão catracas eletrônicas. Já os balcões servirão oito pessoas ao mesmo tempo. Anteriormente havia apenas uma catraca, e somente três usuários podiam se servir ao mesmo tempo. A expectativa é que essas medidas ajudem a diminuir a fila de acesso ao restaurante.

As mudanças não atingem apenas os usuários. O restaurante ampliou os vestiários dos funcionários e adequou-se à Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, o almoxarifado, por exemplo, recebeu revestimento de azulejo nas paredes, um material lavável e impermeável que obedece às normas.

Também foram instaladas pias especiais em pontos estratégicos da cozinha, em que os funcionários devem higienizar as mãos antes de adentrar o ambiente de preparo dos alimentos. Essas pias são acionadas com o joelho, evitando o contato direto das mãos.

Assessoria de Comunicação da UFES

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal