Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Federal do Maranhão preenche todas as vagas oferecidas pelo Sisu

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) finalizou o período de matrículas para os novos estudantes dos cursos de graduação, no primeiro semestre de 2010, com o preenchimento de todas as 1.822 vagas oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Gerenciado pelo Ministério da Educação, o sistema utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério da seleção. Dos candidatos selecionados, 97% são maranhenses. Apenas 55 calouros são oriundos de outros estados.

Segundo o reitor, Natalino Salgado, o novo modelo de processo seletivo foi uma conquista para a Universidade. “O Enem foi um caminho positivo para a UFMA, contribuindo para que um número maior de maranhenses pudesse ter acesso à universidade pública", diz, ressaltando a ocupação total das vagas ofertadas pelo sistema.

O pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho, observou que a avaliação da UFMA e das demais universidades que aderiram ao sistema é positiva em relação à nova metodologia de inserção do estudante na educação superior. “Tivemos candidatos inscritos de todo o território nacional, com uma prova única, elaborada com métodos estatísticos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira”, disse. O pró-reitor também destaca a maior facilidade para inscrição e realização da prova, possibilitada pela seleção unificada. No  último vestibular tradicional da UFMA, realizado em 2009, os candidatos podiam se inscrever e prestar o exame em 11 cidades do Maranhão, ao passo que o Enem foi realizado em cerca de 90 municípios do Estado e a inscrição para concorrer às vagas das universidades oferecidas pelo sistema podia ser feita pela internet, de qualquer lugar.

De acordo com a UFMA, o nível de pontuação dos candidatos aprovados foi elevado em relação aos vestibulares realizados em anos anteriores. “Neste ano, o desempenho dos estudantes foi mais alto e melhor distribuído. A seleção na UFMA teve 600 como ponto de corte”, disse Carvalho Filho.

Jocélio Araújo, diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha, avalia que o sistema possibilitou a democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que estudantes de outras cidades do Maranhão e até de outros estados fizessem as provas sem ter que gastar com deslocamento, alimentação e hospedagem. Todas as vagas do Centro foram preenchidas.

Assessoria de Comunicação - UFMA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal