Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRR participa de missão às universidades francesas

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) integrou a comitiva de 30 Universidades Brasileiras em missão à França, realizada de 25 a 28 de maio deste ano. A visita é uma iniciativa do Governo Francês que pretende promover a
troca de experiências sobre os instrumentos de promoção de intercâmbio, assim como de recepção e atendimento a estudantes nos campi e nas cidades universitárias do Brasil e França, por meio de convênios de cooperação internacional.

Durante o evento, foram visitadas os campi universitários e tecnológicos, como Universidade Paris Diderot, Universidade Paris Dauphine, ParisTech e Sciences Po Paris.

Desde 2009, a França tem sido o primeiro destino dos estudantes bolsistas brasileiros. É também, o terceiro país na recepção de estudantes estrangeiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha, fato que representa 12% do total da população universitária mundial.

A internacionalização acadêmica e as cooperações entre instâncias políticas foram debatidas nos dois últimos dias do encontro. Os representantes das universidades brasileiras, em conjunto com os protagonistas franceses da internacionalização acadêmica, buscaram soluções para favorecer a mobilidade estudantil e reforçar o potencial
de cooperação científica entre os dois países, bem como o desenvolvimento de mecanismos de recepção eficientes.

"Este convite teve grande importância para a UFRR, uma vez que fomos a única universidade do Norte a integrar a missão. Este é mais um passo rumo a internacionalização. Hoje qualquer instituição de Ensino Superior que queira ser reconhecida pelo seu valor acadêmico e capacidade de promover inovação tecnológica, precisa efetivar parcerias internacionais e nós estamos procurando fazer isto para a UFRR. Queremos ser uma instituição forte, uma referência na Amazônia que dê orgulho a todos nós, disse Roberto Ramos, reitor da UFRR.

Coordenação de Comunicação da UFRR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal