Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Universidade da Integração divulga lista dos aprovados

Os 2.124 brasileiros inscritos para concorrer às 150 vagas dos seis primeiros cursos de graduação abertos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) podem consultar, nesta quinta-feira, 5, a lista de aprovados. A seleção foi feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, combinadas com o fator escola pública — pontuação definida pela universidade para estudantes que cursaram o ensino médio público.

A instituição também divulga nesta quinta-feira a relação dos alunos argentinos, uruguaios e paraguaios selecionados pelo Ministério da Educação em seus países. Eles preenchem 150 vagas nos mesmos cursos.

Ao analisar a procedência dos alunos brasileiros selecionados, o reitor da Unila, Hélgio Trindade, observa que a instituição cumpre, no início das atividades acadêmicas de graduação, os princípios da inclusão social e da integração nacional e regional com os países fundadores do Mercosul.

No quesito inclusão social, 100% das vagas destinadas aos brasileiros foram preenchidas por estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas. No critério integração nacional, os brasileiros que ingressam na graduação representam, segundo Trindade, as cinco regiões do país e procedem de quase todos os estados. A mesma representação ocorre com os alunos oriundos dos três países do bloco.

Matrícula — Os estudantes brasileiros, argentinos, uruguaios e paraguaios aprovados devem estar atentos ao calendário deste mês e providenciar os documentos a serem apresentados na instituição de ensino. A pré-matrícula tem de ser feita até segunda-feira, 9, pela internet. A partir do dia 12, devem ser apresentados os documentos e efetuada a matrícula. As aulas têm início no dia 16.

Criada em janeiro deste ano, a Unila começa as atividades no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). As instalações, provisórias, foram cedidas pela empresa Itaipu Binacional.

Cada curso oferece 25 vagas a estudantes brasileiros e outras 25 são distribuídas entre argentinos, uruguaios e paraguaios. No período da manhã, serão ministrados os cursos de ciências biológicas, ecologia e biodiversidade, de engenharia ambiental e energias renováveis e de engenharia civil de infraestrutura; à tarde, os de relações internacionais e integração e de sociedade, estado e política na América Latina; à noite, o de economia, integração e desenvolvimento.

A relação dos alunos selecionados, os documentos para a matrícula e outros dados estão na página eletrônica da Unila.


Assessoria de Comunicação do MEC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal