Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNIFESP inaugura novas instalações em São José dos Campos

Com construção custeada integralmente pelo município, a Prefeitura de São José dos Campos entregou à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nesta sexta-feira, um novo edifício que aumenta a infraestrutura do campus em 4 mil metros quadrados. A instituição terá nas novas instalações – localizada na Rua Talim, 330, Vila Nair – 12 salas de aulas, secretaria acadêmica, 40 salas de professores, biblioteca, auditório e dois laboratórios de Informática.

Para o Reitor na UNIFESP, Walter Manna Albertoni, a inauguração do novo edifício é mais uma etapa que consolida a expansão da instituição e sua contribuição para a Educação e desenvolvimento tecnológico do País.  “Estamos trabalhando para que o campus de São José dos Campos seja referência nas áreas de Ciências e Tecnologia, sempre pensando na vocação científica e tecnológica da região”, afirma. “Quando as diferentes esferas do poder público caminham juntas, o Brasil só tem a ganhar”.

Também nesta sexta, foi inaugurado o Centro de Convivência Estudantil, com 200 metros quadrados. Nessa nova instalação, os alunos têm copa, salas de jogos e TV, além de espaço reservado para abrigar a administração do Centro Acadêmico e da Atlética.

De acordo com Armando Zeferino Milioni, diretor acadêmico do campus de São José dos Campos, a partir da cessão, as antigas instalações, com cerca de 1,2 mil metros quadrados, serão utilizadas para abrigar outros quatro laboratórios (Física, Química, Biologia e Redes e Sistemas Distribuídos), a administração, o restaurante universitário e a cantina.

Além do reitor da Unifesp, a cerimônia de entrega do novo prédio contou com as presenças do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.
Novos cursos de graduação

O campus da Unifesp em São José dos Campos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade através de atividades de ensino, pesquisa e extensão com níveis de excelência internacional, levando-se em conta a inegável vocação científica e tecnológica instalada no Vale do Paraíba.

Seguindo o cronograma do projeto UNIFESP/REUNI, em 2007 e 2009, foram implantados no campus São José dos Campos os cursos de Ciência da Computação e Matemática Computacional, respectivamente. Atualmente, o campus tem 434 alunos de graduação e a previsão é de que, até o final de 2014, esse número chegue a 1500.

Para o vestibular de 2010, serão abertas mais 150 vagas, com seleção por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), para três novos cursos de graduação, em período integral: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração de 3 anos, Bacharelado em Engenharia de Materiais e Bacharelado em Engenharia Biomédica (ambos com duração de 5 anos).

Além dos três novos cursos, trabalha-se para a implantação de outros dois bacharelados nos próximos três anos: Engenharia de Energia e Engenharia de Controle e Automação. O projeto de expansão da UNIFESP também inclui a criação de programas de pós-graduação em São José dos Campos, previstos para o início em 2012, sempre investindo na proposta de diversificar as áreas de abrangência da instituição, mantendo seu padrão de excelência.

Sobre a Unifesp

Entidade criada em 1933, a Escola Paulista de Medicina foi federalizada 23 anos depois, tornando-se oficialmente Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1994. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A instituição tem em seu quadro 935 docentes, sendo que 94,2% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940, a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.


Assessoria de Comunicação da UNIFESP

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal