Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Instalações inauguradas multiplicam vagas no interior de Pernambuco

Rosângela Ximenes, moradora do agreste pernambucano e mãe de dois filhos já adultos, está ansiosa para que os próximos três dias passem rápido. Na próxima segunda-feira, 30, ela retorna à sala de aula para prosseguir com o que parou desde menina: os estudos. Rosângela conseguiu uma vaga no novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Caruaru, e vai estudar junto com um de seus filhos.

O campus foi inaugurado nesta sexta-feira, 27, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Além do instituto, os dois inauguraram a primeira etapa do campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também localizado na cidade de Caruaru.

“O saber dá a oportunidade de crescer na vida. O estudo hoje significará a independência amanhã”, disse o presidente, ao discursar para os alunos presentes à cerimônia de inauguração das instituições. Lula destacou o momento de redução das desigualdades que o Brasil e o Nordeste vivem. “O Nordeste sempre foi lembrado por ter menos doutores, pesquisadores, mestres, universidades e jovens na escola e por ter mais desnutrição, mortalidade infantil e analfabetismo. Hoje, isso está mudando”.

Na opinião do ministro Fernando Haddad, o país vive uma mudança de patamar no que se refere à educação. “Já existe um novo paradigma para as políticas educacionais”, disse. Haddad ainda lembrou que todas as ações propostas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) foram cumpridas. “A educação entrou na agenda de prioridades da nação.”

UFPE – O campus do Agreste foi o primeiro da UFPE implantado no interior do estado. Iniciou suas atividades em março de 2006, em instalações provisórias. Agora, com as instalações definitivas, a instituição terá condições de receber mais alunos. Hoje, o campus possui 1.279 matrículas em nove cursos: administração, ciências econômicas, design, engenharia civil, engenharia de produção, pedagogia e licenciaturas em física, química e matemática.

As obras inauguradas na universidade se referem a 13 blocos, com dois pavimentos cada, construídos numa área total de 8,6 mil m². Os blocos abrigam 40 salas de aula, 14 laboratórios, 20 salas de professores, secretarias de núcleo, biblioteca, diretoria, administração, almoxarifado, cantina e setor de cópias. Foram investidos no campus R$ 28,2 milhões.

Educação profissional – O campus Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco também tem o objetivo de melhorar as condições de vida e a formação dos pernambucanos e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da região. Os cursos ofertados procuram atender à demanda local e qualificar a mão de obra.

Já foram ofertadas, este ano, 240 vagas em três cursos técnicos: edificações, mecatrônica e segurança do trabalho. A previsão é de que, até 2012, quando a unidade estiver em pleno funcionamento, estejam matriculados 1,2 mil alunos em oito cursos. Até agora, o campus tem oito salas de aula e 18 laboratórios. O investimento realizado foi de R$ 3,6 milhões.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal