Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Processo seletivo 2011/1 da UFSJ abre mais de 1700 vagas

vest2011A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de São João del-Rei (Copeve) realizará seu 26º Processo Seletivo Vestibular, oferecendo 1765 vagas em 42 cursos, com 40 opções de entrada para o primeiro semestre de 2011. As provas acontecem de 11 a 15 de dezembro - as de conhecimentos gerais e redação no primeiro dia e a de conhecimentos específicos no dia 12, ambas destinadas a todos os concorrentes. As provas de habilidades específicas para os cursos de Música, Teatro e Artes Aplicadas serão aplicadas respectivamente nos dias 13, 14 e 15.

Agenda do Candidato - A inscrição custa R$ 100 e pode ser feita de 4 a 25 de outubro, pelo site www.ufsj.edu.br/vestibular. A isenção da taxa pode ser requerida pela internet até hoje, 24. O resultado será publicado até o dia 4 de outubro no mesmo site.

A partir de 24 de novembro, os candidatos devem retirar o comprovante definitivo no mesmo site em que realizaram a inscrição. É obrigatória a apresentação do documento nos locais de prova. A aplicação das provas de conhecimentos gerais e específicos dos dias 11 e 12 de dezembro acontecerá nas cidades mineiras de São João del-Rei, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itamonte, Montes Claros, Ouro Branco, Sete Lagoas e Varginha, e nas paulistas de Franca, Serrana e Votorantim. Já as provas de habilidades específicas acontecerão apenas em São João del-Rei. Para o Curso de Música, os candidatos fazem todas as provas (conhecimentos gerais, específicos e habilidades específicas) exclusivamente em São João.

Enem e ações afirmativas - A nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir o resultado da prova de conhecimentos gerais da UFSJ, prevalecendo a maior delas, caso o candidato faça os dois exames e autorize o uso do resultado do Enem no ato da inscrição. O candidato deve estar atento para não se ausentar da prova de redação da UFSJ, pois a equivalente do Enem não será utilizada para fins de composição da nota.

A UFSJ reservará 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC (SiSU), no qual o candidato concorre através do resultado final do Enem. Havendo vagas remanescentes e esgotando-se os candidatos da lista de aprovados do vestibular normal, essas poderão ser disponibilizadas para o preenchimento através do SiSU.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário (Consu), serão reservadas, também, 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental e Médio integralmente em escola pública. Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas ações afirmativas, uma composta por brancos e orientais e outra na qual estão inseridos pardos, pretos e indígenas de acordo com dados do censo realizado pelo IBGE em Minas Gerais. Essa regra vale tanto para o Processo Seletivo normal quanto para o Sistema de Seleção Unificada do MEC. O candidato aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.

Mais informações: (32) 3379-2505, 3379-2328, www.ufsj.edu.br/vestibular e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Comunicação da UFSJ

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal