Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Mestrado em Bioquímica da UNIPAMPA é aprovado pela CAPES

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) vai ampliar a sua oferta de cursos de pós-graduação em 2011 com o Mestrado em Bioquímica, o segundo programa de pós-graduação stricto sensu a ser criado na Instituição e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). A informação foi conhecida na sexta-feira, 15 de outubro, em notícia divulgada pela CAPES.

O resultado obtido vem de um trabalho coletivo que contou com muitos colaboradores desde 2007, segundo o professor Vanderlei Folmer, um dos docentes envolvidos na criação do curso. O Mestrado em Bioquímica, que será ofertado no Campus Uruguaiana, teve seu projeto de criação avaliado positivamente, permitindo a continuidade do trabalho, que tem como próximas etapas a definição do número de vagas a oferecer e a construção do edital de seleção. A expectativa é de fazer a primeira seleção em 2011, ainda no primeiro semestre.

A área de concentração é Bioprospecção Molecular, que, conforme o projeto aprovado, vai estudar compostos naturais e/ou sintéticos de importância biológica com o objetivo de conhecer a biodiversidade molecular. A abordagem dos estudos, além da bioprospecção molecular a partir de animais e plantas, está baseada na química de produtos naturais e na síntese orgânica. As duas linhas de pesquisa abrangidas são Bioquímica Farmacêutica e Toxicológica e Química e Bioquímica de Produtos Biologicamente Ativos, e foram definidas de acordo com as pesquisas desenvolvidas pelos professores proponentes e tendo em consideração o potencial da região.

A meta do Mestrado em Bioquímica (PPGBioq), o segundo mestrado a ser aprovado e criado na UNIPAMPA, é dar força para a base científica regional, produzindo conhecimento de qualidade a partir de pesquisas regionais e de relevância internacional com a Bioprospecção Molecular aplicada ao estudo de plantas medicinais e produtos naturais. Para isso, o projeto do Mestrado prevê a formação de pesquisadores capacitados a gerar novos conhecimentos e a atuar nos campos da docência e da pesquisa.

A área de estudos pode ser considerada estratégica por conta da riqueza natural ainda a descobrir, dada a biodiversidade regional. Por isso, alguns dos objetivos especificos são estudar plantas medicinais e produtos naturais do Bioma Pampa, usando a Bioprospecção Molecular e firmar o trabalho multidisciplinar entre a Bioquímica, a Farmacologia, a Botânica e a Química na busca por produtos naturais e/ou sintéticos que possam ser usados no desenvolvimento de substâncias para combater doenças.

O PPGBioq também vai estimular a participação de alunos de graduação com bolsas de iniciação científica durante o desenvolvimento dos diferentes projetos de pesquisa, de modo a criar uma articulação entre a graduação e o mestrado. Outro benefício disso é articular a graduação, a extensão e a investigação científica atraves do PPGBioq, expandindo a base científica regional e criando um caráter interdisciplinar por meio da interação com os demais campus da UNIPAMPA.

Ainda de acordo com o projeto, os seguintes cursos de graduação estão em áreas afins com o PPG: Agronomia, Biotecnologia, Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Química, Medicina Veterinária, Nutrição, Tecnologia em Aquicultura e Zootecnia.


Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal