Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Campus da UFSC em Curitibanos oferece 200 vagas no Vestibular 2011

O campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos oferece, no Vestibular 2011, mais 200 vagas no curso de Ciências Rurais – 100 em cada semestre. As inscrições vão até o dia 27 de outubro e podem ser feitas através do site www.vestibular2011.ufsc.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 90,00, usando boleto bancário em postos da autoatendimento, agências bancárias ou a internet. As provas serão realizadas de 19 a 21 de dezembro em cidades de todas as regiões do Estado.

Como nos campi de Joinville e Araranguá, também em Curitibanos os alunos cumprem um ciclo básico para depois optarem por uma habilitação. Atualmente, os aprovados no primeiro vestibular estão na terceira fase. A partir da sétima fase, já com o bacharelado garantido, eles poderão escolher entre as habilitações em Engenharia Florestal e Agronomia, formando-se numa área específica das Ciências Agrárias.

Esse modelo desenvolvido pela UFSC para os novos campi tem as vantagens de oferecer uma dupla certificação (bacharelado, ao final da sexta fase, e habilitação, na conclusão do curso) e de reduzir a evasão nas universidades federais, que chega a 40%, em média, no Brasil. Com tempo para escolher a melhor habilitação, os estudantes poderão usar a fase inicial dos cursos para conhecer melhor as opções existentes e, por tabela, as características de sua futura profissão.

A escolha do curso e das habilitações profissionalizantes levou em conta a vocação do Meio-oeste do Estado para a agricultura, a agropecuária e a exploração dos recursos florestais. Ainda assim, outros cursos poderão ser criados, dependendo da demanda e do ritmo de consolidação do campus. “Até o final de 2011, esperamos contar com uma fazenda experimental, com modernos equipamentos, galpões e estufas”, informa o diretor do campus, César Damian. “Já o corpo docente vem sendo estruturado fase a fase, formando um grupo muito qualificado, composto só por doutores”, completa.

A direção do campus teve um programa PET aprovado, contemplando a educação tutorial, por meio de bolsas, e pleiteia R$ 3 milhões do CT-Infra para a aquisição de equipamentos de laboratório. Há também uma série de projetos sendo analisados por órgãos federais de fomento, como o CNPq, com o objetivo de equipar o curso com estrutura técnica e de pessoal de qualidade.

O campus fica a 3,5 quilômetros do centro de Curitibanos, num terreno de 246 mil metros quadrados, sendo que a área física construída é de 5 mil metros quadrados. Já o futuro Centro de Pesquisa e Extensão dispõe de uma área de 242 mil metros quadrados. A prefeitura de Curitibanos assumiu o compromisso de pavimentar o acesso ao campus, facilitando a chegada dos estudantes, professores e funcionários.

Provas em dezembro – As provas do Vestibular UFSC 2011 estão marcadas para ao dias 19 (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia), 20 (História, Geografia, Física e
Química) e 21 de dezembro (Redação). No site www.vestibular2011.ufsc.br os interessados podem obter informações sobre as obras literárias escolhidas para o concurso deste ano e dados gerais da instituição, incluindo os campi que começaram a funcionar em 2009.

Classificada entre as melhores instituições de ensino superior do país, a UFSC disponibiliza 83 cursos e habilitações nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. Para 2011, o número de vagas é de 5.881, sem contar o curso de Licenciaturas Indígenas, que será objeto de um vestibular específico, com provas no dia 14 de novembro.


Assessoria de Comunicação da UFSC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal