Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Lula inaugura prédios em universidade no Sul com 29 salas de aula

A oferta de 259 mil vagas em cursos de graduação nas universidades federais, número alcançado em 2010, e a formatura de 440 médicos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram destacadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 21, durante inauguração de obras de infraestrutura do campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.

Ele também lembrou investimentos realizados para a criação de 14 novas universidades e de 126 extensões universitárias no país. A ampliação de instalações, o aumento de cursos e de vagas, segundo o presidente, foi para atender reivindicações da população, de estudantes, professores e dirigentes das instituições federais de ensino.

“Acho extraordinário que o povo seja insaciável na coisa de reivindicar”, disse, lembrando listas de novos pedidos que recebeu do reitor da UFPel, César Borges, do prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior, e do coordenador do Diretório Acadêmico da universidade, Jonas Machado Rodrigueiro. Jonas, por exemplo, reivindicou a implantação de creche escola na universidade para atender os filhos dos estudantes.

Situado na região portuária de Pelotas, o campus Porto da UFPel tem hoje 11 mil metros quadrados de área construída, que representam 70% da infraestrutura projetada. O conjunto concluído compreende os prédios da reitoria e das faculdades de enfermagem, nutrição e letras. Nas unidades acadêmicas foram entregues 29 salas de aula, nove laboratórios e 19 salas administrativas. Os 30% restantes têm previsão de entrega em março de 2011.

Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu aos estudantes das universidades federais a ampliação da assistência estudantil em 2011. No próximo ano, o orçamento vai destinar R$ 380 milhões para essa finalidade.

Sobre a evolução do ingresso de jovens na educação superior pública e privada, o ministro também trouxe números. A população universitária passou de 2 milhões, nos anos 1990, para quase 6,5 milhões em 2010. Isso se deve, segundo Haddad, à expansão física da rede de instituições federais de ensino superior, ao ProUni e a mudanças promovidas no Financiamento Estudantil (Fies), entre elas, a redução dos juros de 9% para 3,4% ao ano.

UFPel - Com 41 anos de criação, a UFPel tem campi em Pelotas e Porto e uma unidade de ensino no município de Capão do Leão. Desde a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007, a instituição investe na ampliação da infraestrutura física e da estrutura acadêmica. Na graduação, por exemplo, o número de cursos subiu de 42 para 94.

Os programas de pós-graduação também se destacam. A instituição tem mestrados e doutorados em 13 cursos; mestrado em 11; mestrado profissional em dois; especialização em 25 cursos; e residência médica em sete especialidades. Oferece, ainda, ensino técnico nas áreas de agropecuária, agroindústria, vestuário e meio ambiente e ensino médio integrado nos mesmos cursos.

Ionice Lorenzoni

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal