Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ufla lança Doutorado em Biotecnologia Vegetal

Programa de Pós - Graduação em Biotecnologia Vegetal oferece 10 vagas para o primeiro semestre de 2011. Interessados devem se inscrever de 16/11 a 10/12


Lavras (MG) - Um novo curso de doutorado começa a ser oferecido na Ufla a partir do primeiro semestre de 2011. O edital para seleção para preenchimento de 10 vagas no programa de pós-graduação em Biotecnologia já foi publicado. O período de inscrições já está aberto e vai até o dia 10 de dezembro. A taxa é de R$ 80 que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no site http://www.ufla.br/gru.

No ato da inscrição, será exigido o envio on line e via correio dos seguintes documentos: cópias do diploma e histórico escolar do último nível cursado e do currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br), com a documentação comprobatória; uma foto3x4 recente; comprovante original de recolhimento da taxa de inscrição e uma carta de anuência assinada pelo empregador em casos de vínculo empregatício. Além disso, será necessário o envio de três cartas de referência. O modelo disponível no endereço eletrônico www.prpg.ufla.br.

O processo de seleção será realizado pelo Colegiado do Programa. Os inscritos serão comunicados do calendário, previamente, pela Coordenação do curso. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação ficará responsável por comunicar os resultados aos candidatos selecionados e as datas das matriculas nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico.

O edital completo está disponível no site www.prpg.ufla.br.

O programa - A pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da Ufla foi implantada em 2006, em nível de mestrado, com a missão de incluir a universidade num nicho tecnológico altamente necessário para o desenvolvimento sustentável do país e de preencher o anseio profissional de professores e alunos por essa relativamente nova área do conhecimento.

A visão do programa é fundada no conceito da “pesquisa voltada para o desenvolvimento”, segundo o qual a demanda pública é que determina os rumos de pesquisa, com soluções técnicas para problemas provenientes de culturas agrícolas que estão inseridas no contexto de desenvolvimento das regiões nas quais estão implantadas. Assim, além da missão acadêmica, o programa busca soluções para se obter ganhos em produtividade e qualidade de alimentos e gerar resistência das plantas a patógenos ou a estresses ambientais.

Como as culturas agrícolas economicamente expressivas instaladas no Brasil estão, no geral, instaladas também em muitos outros países, o programa, por meio do seu corpo acadêmico, desenvolveu rapidamente parcerias de pesquisa com centros de excelência em todo o mundo, trabalhando em rede, que inclui o setor industrial. Atualmente, o programa conta com 12 professores-orientadores provenientes de outros departamentos da Ufla e Embrapa, e mantém vínculos com a Universidade Católica de Leuven, na Bélgica; a Universidade de Wageningen, na Holanda; com os núcleos LABEX/Europa, Cenargem, CNPMS e CNPMF, da Embrapa; e com empresas do setor agro-florestal.

A tendência do programa de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFLA é a de ser um núcleo voltado para a excelência na aplicação vegetal das técnicas modernas da biotecnologia, visando mapear e clonar genes de interesse econômico, obter organismos geneticamente modificados, manipular células vegetais in vitro, bem como entender os mecanismos moleculares de importantes patossistemas vegetais, como etapas para a meta final de contribuir para o desenvolvimento tecno-científico, econômico, social e sustentável do país.


Assessoria de Comunicação da UFLA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal