Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Reitor da Federal Fluminense assume por mais quatro anos

Em solenidade na manhã desta quinta-feira, 18, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reconduziu ao cargo o professor Roberto de Souza Salles, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Haddad ressaltou que a tendência de recondução dos reitores sinaliza a boa administração das instituições federais de educação superior e classificou a continuidade de mandatos como resultado da vontade política da comunidade acadêmica e das instituições.

O ministro citou a política de expansão da educação superior adotada pelo governo federal ao destacar os investimentos do Ministério da Educação em reforma e construção de instalações de instituições de ensino e aquisição de equipamentos. “Não é tarefa fácil duplicar o número de vagas oferecidas ao ano e acomodar esse corpo nas instituições”, disse o ministro. “Menos fácil é levar a universidade pública a mais de 120 cidades no interior do país.”

O reitor Roberto Salles falou sobre as conquistas obtidas nos últimos quatro anos pela UFF e sobre o crescimento da instituição com a política de expansão. Lembrou ainda que a UFF foi a segunda universidade federal a dar início ao projeto de interiorização de campi universitários. Segundo ele, a expansão não terá nenhum tipo de interferência na qualidade do ensino.

Criada em 1960, como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a UFF, com sede no município fluminense de Niterói, é originária da incorporação de cinco faculdades federais e três escolas estaduais e da associação de duas faculdades particulares, posteriormente federalizadas e incorporadas. Foi homologada como Universidade Federal Fluminense em dezembro de 1965, pela Lei nº 4.831.

A UFF oferece 66 cursos de graduação presencial, 43 de mestrado, cinco de mestrado profissional e 30 de doutorado, além de 131 cursos lato sensu. Em 2010, abriu 7.023 vagas em seus quatro polos, nos municípios de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Volta Redonda.

Roberto de Souza Salles é graduado em medicina veterinária e medicina, especialista em medicina do trabalho e patologia, mestre pela UFF e doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ingressou na UFF em 1984, como professor auxiliar. Hoje, é professor associado II.  Foi membro do Conselho de Administração do Instituto Vital Brazil. Está no comando da UFF desde 2006.

Assessoria de Imprensa da Sesu

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal