Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Odontologia da UFPel faz 35 mil procedimentos por ano

As clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizam 35 mil procedimentos por ano e a unidade está recebendo do MEC o Odonto Móvel, uma carreta dotada de três consultórios que prestará atendimentos à comunidade onde for necessário. Estas informações foram dadas pela diretora da Faculdade, professora Márcia Bueno Pinto, durante a cerimônia de sua recondução ao cargo, realizada na noite da segunda-feira(22).

A professora Márcia foi empossada para mais um mandato em ato dirigido pelo reitor da UFPel, professor Cesar Borges. Na mesma cerimônia, ocorrida na sala 54 da Faculdade, tomou posse do cargo de vice-diretora a professora Adriana Etges, em substituição ao professor Mário Cruzeiro. Presente no ato o vice-reitor da UFPel, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes.Em sua fala, a diretora agradeceu a todos pelo apoio prestado durante o primeiro mandato e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando com “paixão”. Fez um breve balanço das atividades da Faculdade, dizendo serem 27 os novos professores da unidade e que este número deve chegar a 58 até janeiro. Ressaltou a participação da unidade em programas como o Vizinhança, de atendimento à comunidade do entorno do campus Porto, e o de Residência Multiprofissional.Referiu-se ainda ao crescimento da pós-graduação na unidade e, entre outras atividades, às realizadas no Laboratório de Desenvolvimento de Materiais Odontológicos.

A Faculdade recebe 120 novos alunos por ano, além daqueles que ingressam pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar(Pave). “Todo este crescimento exige um aumento de estrutura”, observou. Entre as obras previstas para a unidade está a construção da nova frente da Faculdade, pela rua Félix da Cunha.Na sua manifestação de transferência do cargo, o vice-diretor Mário Cruzeiro falou sobre o período que se encerrava naquele momento, classificando-o como de muito trabalho, que objetivou a construção de uma faculdade melhor, no limiar de seu centenário. A Faculdade de Odontologia completa 100 anos em 2011.

Em tom de agradecimento e de congratulação, o reitor Cesar Borges fez menção aos grandes progressos da unidade no período. “Nos próximos quatro anos, outros avanços serão possíveis, com o apoio de todos”, observou. Afirmou que a Faculdade tem enorme importância nos processos de inclusão social feitos pela UFPel e que a unidade é um marco nesta área na Instituição. Saudou a nova vice-diretora, que representa a ala mais jovem de docentes da Odontologia, e a presença no ato de antigos professores da Faculdade e da Universidade.


Assessoria de Comunicação da UFPel

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal