Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Universidade latino-americana inscreve para especialização

Foz do Iguaçu (PR) – O curso de especialização em literatura latino-americana ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) recebe inscrições até 31 de janeiro. O objetivo desse curso é gerar debates, estudos e propostas de ensino em literatura na América Latina, procurando aproximações, olhares e cruzamentos de ideias.

“O principal diferencial dessa especialização é que ela vai buscar entender a literatura latino-americana de maneira compartilhada e comparativa, passeando por diversos gêneros literários – poesia, romance, conto e ensaio”, explica o coordenador do curso, professor Luís Augusto Fischer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ele lembra que o estudo comparativo é uma maneira de romper a fronteira do desconhecimento de escritores da América Latina, permitindo, dessa forma, uma integração literária. Um exemplo disso está “na barreira invisível que separa a literatura brasileira da hispânica”, pontua Fischer.

O curso vai trabalhar, ainda, na perspectiva do período que compreende o século 19 até os dias atuais. O objetivo é traçar uma relação com o contexto histórico dos 200 anos de literatura latino-americana. As temáticas vão interagir com temas como cultura, memória, política e imaginário.

As aulas serão ministradas pela manhã, na sede da Unila, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR). O período da tarde será dedicado a seminários, leituras e orientação aos alunos.

O corpo docente é formado por professores doutores e doutorandos de importantes instituições do Brasil, Argentina e Uruguai, que apresentam estudos com linhas comparativas entre autores latino-americanos.

Inscrições - A inscrição pode ser apresentada tanto em espanhol como em português, e deve ser feita por meio de ficha disponível na página eletrônica da Unila. O curso é gratuito e terá duração de quatro meses – entre 14 de março e 30 de junho de 2011. No total, serão oferecidas 30 vagas.

O curso destina-se, principalmente, a professores vindos de diferentes países da América Latina e Caribe que atuam na área de Letras, em particular professores e pesquisadores de literatura em instituições de ensino de nível médio e superior. São necessários, para as inscrições, documentos como curriculum vitae, memorial descritivo, carta de referência e declaração de que se dedicará em tempo integral.

A especialização cumpre as exigências legais de 360 horas aula, e, ao final, se aprovado em todas as disciplinas e na monografia, o aluno obterá o certificado de especialização em literatura latino-americana, expedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unila.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone +55 (45) 3576-7325, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Imprensa da Unila

Veja quem são os professores do curso de especialização

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal