Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA

UnB Ceilândia começa pós-graduação no segundo semestre

Projeto do curso em Ensino na Saúde, feito em parceria com o Instituto de Psicologia, prevê a qualificação de profissionais para o SUS


Brasília (DF) - O Campus da Universidade de Brasília (UnB) na cidade de Ceilândia (FCE) abre suas primeiras turmas de pós-graduação no segundo semestre de 2011 com vagas para mestrado e doutorado em Ensino de Saúde. O projeto é fruto de parceria com o Instituto de Psicologia (IP). “A pós-graduação da Psicologia, com nota 5 na Capes, é referência de qualidade e não seria possível darmos esse passo sozinhos”, afirma Diana Pinho, diretora da FCE.

O vice-diretor do IP, professor Ileno Izídio, explica que só poderiam se candidatar ao edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) programas de pós-graduação com nota igual ou superior a 4. "Fomos procurados por professores do campus de Ceilândia interessados em estabelecer a parceria", lembra. A coordenação-geral do projeto é da diretora do IP, professora Gardênia Abbad.  

Com vagas para candidatos de todo o Centro-Oeste, o curso reúne esforços de cinco programas de pós-graduação da UnB: Psicologia Desenvolvimento e Saúde, Psicologia Clínica e Cultura, Ciência do Comportamento, Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Ciências da Saúde (recém apovado na FCE, mas ainda não implantado). “É uma grande parceria para a formação de massa crítica em uma área carente de pesquisas, como o Sistema Único de Saúde”, diz Ileno.

O novo curso é parte de um programa estratégico da Capes. “O projeto tem foco na qualificação de profissionais para a saúde”, explica Ileno. Entre as áreas temáticas previstas no projeto estão: Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia e Avaliação do Ensino na Saúde. "O projeto é voltado para profissionais da saúde, docentes ou não, interessados no tema", ressalta Izídio.

A Capes determina a diplomação de dois doutores e seis mestres nos próximos cinco anos. “Esses contarão com bolsas já asseguradas”, explica Diana Pinho, diretora do campus de Ceilândia. A professora ressalta, no entanto, que o número de vagas ofertadas deve ser maior. O número final vai depender da disponibilidade de orientação dos 23 docentes envolvidos na parceria.

Edital - O regulamento do programa e o edital de seleção devem ficar prontos até maio, após aprovação pelo colegiado da pós-graduação em Psicologia. O edital deverá ser lançado em julho, com início das aulas previsto para 15 de agosto.

Hoje o campus da Ceilândia conta com cerca de 1,5 mil estudantes e 70 professores. “Esse é o primeiro passo para fortalecer a inserção a cidade no circuito público do desenvolvimento de pesquisas”, afirma Diana Pinho.

A decana de Pós-Graduação, Denise Bomtempo, destaca que a aprovação do projeto no edital da Capes representa a possibilidade da criação de um programa efetivo em Ensino na Saúde na UnB. “Ao fim desses cinco anos, o cumprimento das metas estabelecidas será avaliado, o que abre espaço para criação de um curso”, explica ela, destacando que o projeto reforça a missão da UnB de levar o desenvolvimento e a formação de recursos humanos para áreas estratégicas como a saúde.


Assessoria de Comunicação da UnB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal